Invencibilidade, tentativa de quebra de tabu e revanche. As semifinais do Campeonato Paraibano 2025 começam neste sábado (07/03), com o clássico entre Treze e Botafogo. E o duelo promete devido a rivalidade existente entre os dois clubes.
A partida que acontece às 16h30, no Estádio Amigão, marca mais um capítulo do Clássico Tradição e traz um desafio para o Belo, que não vence o rival há quatro anos e busca quebrar um tabu de sete anos sem derrotar o Galo em Campina Grande. A partida também tem aspecto de tabu para o Belo que perdeu na fase classificatória do Estadual este ano para o Galo por 2 x 0.
O jogo de volta das semifinais está marcado para o dia 15 de março, às 16h30, no Estádio Almeidão, em João Pessoa.
O último triunfo do Botafogo-PB contra o Treze ocorreu em 21 de abril de 2021, no Estádio Almeidão, em João Pessoa. Na ocasião, a equipe venceu por 2 a 0, com gols de Juninho Silva e Marcos Aurélio. Desde então, foram quatro confrontos, com dois empates e duas vitórias do Alvinegro de Campina Grande.

O retrospecto recente no Amigão também não favorece o Belo. A última vez que o time saiu vencedor em Campina Grande foi em 4 de janeiro de 2018, pelo placar de 1 a 0.
O Treze chega para o confronto após encerrar a 1ª fase do Campeonato Paraibano na 3ª posição na tabela de classificação, com 18 pontos. O Botafogo-PB terminou a 1ª fase do Campeonato Paraibano na vice-liderança, com 19 pontos.
O Alvinegro da Estrela Vermelha vem de um empate contra a Portuguesa-SP, pela 1ª fase da Copa do Brasil, e, nas cobranças de pênaltis, garantiu a classificação na competição nacional.
Outra semifinal
A outra semifinal será disputada entre Serra Branca e Sousa. A partida acontece às 16h, no Amigão, em Campina Grande. O jogo de volta será no outro final de semana no Marizão.
O Serra chega nesta partida invicto há 5 jogos na temporada. O Carcará do Cariri busca manter a invencibilidade de cinco partidas na temporada e, ao mesmo tempo, superar um adversário que realiza a melhor campanha do campeonato até o momento e é favorito ao título.

Após oscilar no início do estadual, o Serra Branca reagiu na reta final da primeira fase, conquistando dois empates e três vitórias
O Serra Branca chega para o confronto após encerrar a 1ª fase do Campeonato Paraibano na 4ª posição na tabela de classificação, com 17 pontos.
Já o Sousa terminou a 1ª fase do Campeonato Paraibano na liderança, com 20 pontos. Na última rodada, o Dinossauro acabou derrotado pelo Botafogo-PB por 2 a 1, resultado que pôs fim à invencibilidade da equipe no estadual. O Alviverde vem de uma derrota para o Moto Club por 3 a 1, pela 5ª rodada da Copa do Nordeste, nesta quarta-feira (5) e recente eliminação para o Bragantino pela Copa do Brasil.
As duas partidas prometem ser tensas, emocionantes e bem disputadas. O campeão paraibano garante vaga na Copa do Brasil e Copa do Nordeste 2026. No caso de Serra, Sousa e Treze, chegar à final da competição pode garantir a vaga na Série D do Brasileiro.
Severino Lopes
PB Agora