A Paraíba o tempo todo  |

Botafogo-PB inicia contra Juventude batalha pelo título da Série D do Campeonato Brasileiro

 Chegou a hora da decisão. Botafogo-PB e Juventude começam a decidir neste domingo (27), na Arena Grêmio, em Porto Alegre, o título de campeão brasileiro da Série D. O retrospecto da equipe gaúcha como mandante é o trunfo para buscar a taça: são 55 jogos sem perder, a maior sequência do futebol brasileiro.

A partida será na capital porque o Juventude perdeu dois mandos de campo nas quartas de final, quando um rojão foi atirado no campo do gramado do Alfredo Jaconi, em Caxias, para comemorar o acesso. Apesar da força do Juventude, o Botafogo não teme e tentará segurar o ímpeto da equipe gaúcha para definir o título na semana que vem, no Estádio Almeidão, em João Pessoa. O Belo comandado pelo técnico Marcelo Vilar, ex-Palmeiras, tem como destaque na criação o meia Lenilson, ex-São Paulo. O trunfo é a longa preparação antes da final. O último jogo da equipe foi há 20 dias. Nesse período, o Botafogo-PB teve que esperar a definição do imbróglio do caso do massagista do Aparecidense (GO) que evitou um gol do Tupi (MG). O impasse no confronto atrasou a realização da semifinal entre os mineiros e o Juventude.

Na equipe o clima é de tranquilidade, mesmo sabendo da dificuldade que irá enfrentar em Porto Alegre. Atual campeão paraibano e com vaga para a Série C de 2014 garantida, o Botafogo passa por um dos melhores momentos na sua história e os jogadores não escondem a felicidade por fazer parte destas conquistas. “Há muito tempo sem título, o Botafogo tem muito que comemorar. Este ano conseguimos a taça de campeão estadual e colocar o time na Série C”, disse o zagueiro André Lima.

O Bota está concentrado desde a última sexta-feira. Na última atividade do time antes de entrar em campo contra os gaúchos, o preparador físico Antônio Carlos, o Totonho, comandou um recreativo no Campo do Geisel. A delegação alvinegra embarcou na madrugada deste sábado para o Rio Grande do Sul.A principal novidade é a entrada de Rafael Aidar. O atacante assume o lugar de Paulinho Macaíba, que deixa o time.

O técnico Marcelo Vilar faz mistério sobre a escalação do time, mas a tendência é que não haja mudanças quanto aos titulares que venceram o Salgueiro nosegundo jogo da semifinal. Assim, o time paraibano deve ir a campo com Rémerson, Ferreira, André Lima, Marcel e Celico; Zaquel, Hércules, Pio e Lenílson; Rafael Aidar e Fausto.

Juventude
A decisão minimiza as tristezas recentes vividas pelo campeão da Copa do Brasil de 1999. O Juventude foi rebaixado à Série B junto com o Corinthians, em 2007, mas não se recuperou e caiu para a Série C em 2009 e para a Série D em 2010. O time negociou sete jogadores desde que garantiu o acesso e deu espaço para os mais jovens. Destaque para o goleiro Aírton e para o zagueiro Flávio. Ambos estiveram na conquista do Gauchão Sub-20 deste ano.Para a decisão contra o Botafogo-PB, o técnico Lisca fará duas mudanças no Juventude, em relação a derrota para o Tupi na semifinal. A primeira novidade é a entrada do zagueiro Claudinho, que fará dupla defensiva com o jovem Flávio, de apenas 19 anos. O jogador entra na vaga de Lucas.

Já a segunda mudança é no setor de meio de campo. Após cumprir suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo, Itaqui volta ao time titular. Com isso, quem deve perder a posição é Rogerinho, empurrando Douglas para o ataque, junto com o artilheiro Zulu.
Outro que desfalca o Juventude é o goleiro André Sangalli, que sofreu contusão. O arqueiro já vinha sendo substituído por outra jovem promessa, Aírton, que deve mais uma vez começar como titular.

Para acompanhar o time neste domingo a diretoria espera que pelo menos 25 ônibus sigam para a capital para a primeira final da nova Arena Grêmio.

Severino Lopes

PBAgora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe