A Paraíba o tempo todo  |

Botafogo-PB iguala campanhas ruins de 2001 e 2002 na Série C

Dos 20 clubes que jogam a Série C do Campeonato Brasileiro de 2020, nenhum participou mais da competição do que o Botafogo-PB. O clube já fez campanhas de batidas na trave do acesso, como nos casos de 1988, 2003, 2016 e 2018. Mas também foi mal em algumas ocasiões, quando não passou da primeira fase, ou quando, mais recentemente, brigou para não cair, como em 2017. Emoções distintas, com as quais o torcedor do Belo já está acostumado. O começo da sua caminhada em 2020, no entanto, assusta. O time pessoense já igualou as campanhas de 2001 e 2002, somando apenas um ponto nos três primeiros jogos na Série C.

Atualmente, o Botafogo-PB é o vice-lanterna do Grupo A, figurando na zona de rebaixamento, ao lado do conterrâneo Treze, que ainda não pontuou, mas tem um jogo a menos em relação ao Belo. Apenas um ponto em três jogos, graças ao empate em casa, sem gols, nada empolgante, contra o debutante Manaus. Nos outros compromissos, derrotas por 2 a 0 para o Ferroviário, em Fortaleza, e por 2 a 1 para o Santa Cruz, em João Pessoa.

Em 2001, o início também foi pífio. Na época, a Série C era robusta, além da série mais marginal do futebol brasileiro. Aquele torneio foi disputado por 65 clubes, bem diferente da competição atual, que reúne apenas 20. A última série do futebol brasileiro hoje é a D, e não mais a C.

Pois bem, naquele torneio, o Botafogo-PB estava no Grupo C, ao lado de mais três paraibanos, Treze, Guarabira e Atlético de Cajazeiras, além de dois potiguares, São Gonçalo e Coríntians-RN. Na estreia da competição, o Belo perdeu por 3 a 0 para o Coríntians-RN em Caicó. Na segunda rodada, empatou sem gols com São Gonçalo na casa do adversário. Na terceira, perdeu para o Treze, no Almeidão, por 1 a 0. O Belo foi eliminado na primeira fase com uma vitória, três empates e seis derrotas, na quinta posição do grupo.

Desde que o Botafogo-PB voltou para a Série C, em 2014, essa também é a pior arrancada da maratona, que afinal nem é tão longa assim e, portanto, preocupa. O pior desempenho até aqui, nos três jogos iniciais, tinha sido no ano passado, quando o Belo empatou o seus três primeiros jogos, somando três pontos. Agora, a campanha de 2020 já superou a de 2019, com apenas um ponto somado nas três primeiras partidas na Terceirona.

Buscando esquecer esses números e reencontrar o caminho das vitórias, o Botafogo-PB volta ao gramado, pela 4ª rodada da Série C, nesta sexta-feira. O time paraibano vai até Salvador, onde encara a Jacuipense em Pituaçu.

Globoesportes.com

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe