A Paraíba o tempo todo  |

Bolt, Hamilton e Phelps duelam por prêmio Laureus; Brasil tem um indicado

Apontado como o "Oscar do esporte", o prêmio Laureus divulgou nesta quinta-feira os seus finalistas da temporada 2008. O Brasil só teve um indicado (o nadador Daniel Dias, na categoria paraolímpica) e a luta pelo troféu masculino reúne, pelo menos, quatro atletas que fizeram história no ano passado.

O velocista Usain Bolt, o nadador Michael Phelps, o piloto Lewis Hamilton e o tenista Rafael Nadal concorrem ao prêmio de melhor esportista do ano passado. Além deles estão na briga o jogador de futebol Cristiano Ronaldo e o motociclista Valentino Rossi.

Bolt tornou-se recordista mundial dos 100 m e 200 m rasos, além do revezamento 4 x 100 m rasos no atletismo, e Phelps obteve oito ouros nas Olimpíadas de Pequim-2008, sendo o primeiro a conquistar tantas glórias no evento. Hamilton foi o piloto mais jovem e o primeiro negro a ser campeão da Fórmula 1, enquanto Nadal acabou com o domínio de Roger Federer no tênis e ainda levou o ouro olímpico.

Já no feminino as concorrentes são a fundista etíope Tirunesh Dibaba, a saltadora russa Yelena Isinbayeva, a golfista mexicana Lorena Ochoa, a nadadora australiana Stephanie Rice, a esquiadora norte-americana Lindsey Vonn e a tenista norte-americana Venus Williams.

Único representante do país no prêmio, Daniel Dias brilhou nas Paraolímpiadas ao faturar quatro ouros, quatro pratas e um bronze. Ele concorre na categoria paraolímpica com a norte-americana April Holmes (atletismo), o inglês Darren Kenny (ciclismo), o sueco Jonas Jacobsson (tiro), a espanhola Teresa Perales (natação) e o chinês Zhang Lixin (atletismo).

A organização do evento, porém, não realizará uma cerimônia de gala como nas nove edições anteriores, em virtude da crise econômica. Os vencedores receberão o troféu individualmente entre maio e junho deste ano. "Foi uma decisão muito difícil, mas temos de fazer isso por causa da crise financeira. Seria errado fazer um evento desses em um momento que muitas pessoas estão sofrendo", explicou o porta-voz do prêmio Laureus, Edwin Moses.

Veja abaixo os concorrentes aos outros prêmios do Laureus:

Melhor equipe do ano: Boston Celtics (basquete), China (delegação olímpica), Grã-Bretanha (ciclismo), Jamaica (atletismo), Manchester United (futebol) e Espanha (futebol)

Revelação do ano: Rebecca Adlington (natação), Novak Djokovic (tênis), Ana Ivanovic (tênis), Anthony Kim (golfe), Sebastian Vettel (Fórmula 1) e Zou Kai (ginástica artística)

Melhor retorno do ano: Vitali Klitschko (boxe), Anna Meares (ciclismo), Greg Norman (golfe), Matthias Steiner (levantamento de peso), Maarten van der Weijden (natação) e Tiger Woods (golfe)

Melhor esportista radical do ano: Julien Absalon (mountain bike), Stephanie Gilmore (surfe), Aaron Hadlow (kiteboard), Tanner Hall (esqui), Kelly Slater (surfe) e Shaun White (snowboard)

UOL

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe