O Botafogo embarca hoje para Salgueiro, no Sertão pernambucano, para estrear no próximo domingo na sua quinta participação no Campeonato Brasileiro da Série C. O sonho de chegar à segunda divisão do futebol brasileiro continua cada vez mais forte no clube, que vem se estruturando nos últimos anos, e com exceção do ano passado, quando quase foi rebaixado e ficou na décima quinta colocação geral, nos outros anos teve uma participação mediana ficando sempre entre os 12 primeiros colocados.
A melhor participação do Belo na competição aconteceu em 2016, quando a equipe se classificou para a segunda fase da competição, e por muito pouco, não conseguiu ficar entre os 4 clubes que subiram para a Série B. O bicampeão paraibano foi eliminado pelo Boa Esporte, ao perder por 1 a 0, com um gol marcado já nos acréscimos. Neste ano, a sua colocação geral foi o 7º lugar.
Os números mostram que o Belo tem de melhorar muito para chegar entre os 4 primeiros colocados da Série C, e assim conseguir a vaga para a Série B de 2019. Apesar de só ter corrido risco de rebaixamento no ano passado, a participação no geral, com exceção de 2016, está longe de ser considerada excelente.
Das 74 partidas que disputou, o time perdeu mais do que venceu. Ao todo, foram apenas 25 vitórias, contra 26 derrotas e 23 empates. Agora com um time teoricamente mais forte e uma comissão técnica experiente, o torcedor do Belo deposita muitas esperanças, que este será o ano da ascensão para a Série B. O primeiro desafio será o de quebrar um tabu logo na estreia. O Botafogo nunca venceu ou empatou, com o Salgueiro, jogando no Estádio Cornélio de Barros, em Salgueiro-PE. Em quatro jogos foram quatro derrotas. Teve até uma goleada de 4 a 1.
Redação