Categorias: Esportes

Atlético-PR segura Grêmio e faz sua 1ª final da Copa do Brasil

PUBLICIDADE

O passado indicava cenário favorável ao Grêmio. Tetra, três finais contra uma história sem protagonismo do Atlético-PR na Copa do Brasil. O presente, chance maior ao Furacão, graças a vantagem do 1 a 0 da semana passada. Porém, o maior barato do futebol é a certeza de ter um futuro imprevisível. O Tricolor pressionou, jogou melhor, contou com uma Arena pulsante, com público recorde de 43.899, teve gol anulado, bola na trave e… deu adeus ao sonho do penta. O Furacão, graças a uma excelente marcação e noite inspirada do goleiro Weverton, segurou o 0 a 0, nesta quarta-feira, e mudou a sua história: chegou à primeira final do torneio do mata-mata.

Vai disputar o título com o Flamengo, que bateu o Goiás na outra semifinal. O primeiro jogo é no Paraná (dia 20), o segundo no Rio de Janeiro (dia 27). Antes, porém, há o Brasileirão.

O Grêmio desafia o Cruzeiro, domingo, às 17h, no Mineirão, partida na qual a Raposa pode levantar a taça de forma antecipada. O Atlético-PR recebe o São Paulo, mesmo dia e horário, no Durival de Brito.

 

Weverton salva Furacão

Com a necessidade de reverter vantagem do adversário, o Grêmio mudou. Renato Gaúcho sacou Vargas e pôs Zé Roberto, jogador reivindicado pela torcida. Abriu mão do 4-3-3, apostou no 4-4-2. Objetivo: ter melhor articulação para dar fim à seca de gols. Eram quatro partidas ou 412 minutos. Mas…

Não deu certo, ao menos no primeiro tempo. O Tricolor teve as mesmas dificuldades dos outros jogos. Encontrou um rival bem postado e, na melhor característica das equipes de Vagner Mancini, rápida nos contragolpes. Suportou a pressão inicial, cujo ápice foi uma cabeçada de Rhodolfo logo a um minuto, e levou perigo a cada ataque embora não tenha criado nenhuma oportunidade.

A verdade é que Zé, embora a tentativa, não conseguiu executar o planejado. Parou na marcação, que, por vezes, tinha três contra um. Então, sem conseguir entrar na área de Weverton, o Grêmio decidiu arriscar chutes de longe. Souza, com batida fraca, deu o caminho para tornar a superioridade de possa de bola (54% a 46%) em gol. Porém, Barcos e Alex Telles não passaram do tradicional ‘uh’ da torcida. Os dois miraram o ângulo direito, os dois lamentaram as grandes defesas do camisa 1 paranaense. Foram oito finalizações contra quatro, mas o placar não saiu do zero.

Pressão, pressão e mais pressão

O que não conseguiu fazer antes do intervalo, o Grêmio fez na etapa final. Entrou na área rival e, a partir daí, criou chances de gol. É verdade que a primeira foi um chute de Kleber, da meia lua. Assustou Weverton. Mas depois… O próprio Gladiador, lançado por Zé, ficou cara a cara com o goleiro, mas preferiu tentar um drible em Manoel e perdeu a chance.

A pressão resultaria em gol de Ramiro, que pegou rebote de Manoel, porém, anulado pelo árbitro Marcelo de Lima Henrique, que marcou falta de Barcos no defensor. Polêmica. Àquela altura, o Furacão marcava com os 11 atletas no campo defensivo. Mantinha a postura defensiva. Arriscou, aos 23, em cruzamento de Baier, que Everton não alcançou. Foi a partir daí que o Grêmio mandou na partida.

Ramiro, de novo, aos 29, acertou o travessão. Barcos, aos 33, fez Weverton fazer grande defesa. Elano, Vargas e Mamute entraram. O Furacão não passou do meio de campo. Se retrancou com a entrada de João Paulo. Teve praticamente um a menos, afinal, Marcelo atuou machucado. Teve sorte: Barcos venceu Weverton, mas Luiz Alberto salvou em cima da linha. E deu certo: segurou o 0 a 0 e foi à final. Fez história. E pode fazer mais.

GE

Últimas notícias

“Deusdete está indo para o Tribunal de Contas, isso são favas contadas”, afirma líder do governo na ALPB

A ida do secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos da Paraíba, Deusdete Queiroga (PSB), para…

20 de fevereiro de 2026

Wellington Roberto defende participação na escolha do vice de Cícero Lucena: “Tenho que ser ouvido também”

Aliado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), na disputa pelo Governo da Paraíba,…

20 de fevereiro de 2026

João Azevêdo desconversa sobre Jhonny Bezerra e nega mágoas: “Não conversei com ele depois que ele deixou o governo”

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), evitou comentar possíveis articulações envolvendo o ex-superintendente da…

20 de fevereiro de 2026

Mais de 30 pessoas são denunciadas por crimes de homicídios no Sertão paraibano

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) ofereceu denúncia contra 32 pessoas acusadas de integrar uma…

20 de fevereiro de 2026

Paraíba registra menor preço médio da gasolina do país, aponta IPTL

A Paraíba apresentou o menor preço médio da gasolina entre todos os estados brasileiros na…

20 de fevereiro de 2026

Bus Rapid Service: João Pessoa terá dois novos terminais de transporte público; saiba onde

A Prefeitura de João Pessoa segue avançando no processo de implantação do Bus Rapid Service…

20 de fevereiro de 2026