Com estádio cheio e Obina decisivo, Atlético-MG bate o Grêmio Prudente
No retorno do Atlético-MG na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, onde o time mandará os próximos jogos do Campeonato Brasileiro, a equipe mineira venceu o Grêmio Prudente, por 1 a 0, na tarde deste domingo e alcançou o objetivo de somar quatro pontos no início do returno. Foi uma vitória dramática, conquistada no final, com gol salvador de Obina, que fez lembrar o triunfo atleticano sobre o mesmo adversário, por igual placar, em jogo no Ipatingão, que valeu a classificação para a 2ª fase da Sul-Americana.
PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
14 min – João Vitor toca para Adriano Pimenta na área mas na hora do chute Réver afasta o perigo
18 min- Leandro tabela com Ricardinho na esquerda, cruza para Obina, que não chuta
20 min- Obina chuta da intermediária, a bola explode na trave de Giovanni, Daniel Carvalho pega o rebote e chuta para fora
26 min- Leandro cruza da esquerda para dentro da área, Fabiano, livre, cabeceia forte, Giovanni espalma para escanteio
SEGUNDO TEMPO
4 min – Diego faz jogada individual, dribla Serginho, chuta forte e a bola passa com perigo ao gol de Fábio Costa
6 min – Diego Macedo faz jogada pela direita, toca para Ricardinho, que chuta rasteiro. A bola passa a esquerda de Giovanni
16 min- Ricardinho cruza para dentro da área, Réver sobre livre, mas cabeceia para fora rente a trave de Giovanni
23 min- Roberto arranca pelo meio de campo, sem marcação ele se aproxima da área, chuta a bola desvia em Werley e quase engana Fábio Costa-
35 min- Edson Mendez cruza para dentro da área, Obina desvia de cabeça, Giovanni dá rebote, Daniel Carvalho chuta de primeira, a bola explode no marcador e sai
42 min – GOL DO ATLÉTICO-MG! Obina recebe passe de Ricardinho, domina e chuta de virada no canto direito de Giovanni
O técnico Vanderlei Luxemburgo, na sua entrevista coletiva na última sexta-feira, convocou a torcida do Atlético para comparecer a Arena do Jacaré, diante do Grêmio Prudente e fazer pela primeira vez o caldeirão. O pedido foi atendido pela torcida atleticana, que compareceu em bom número, com 12.380 pagantes.
O alvinegro mineiro começou a partida embalado pelo torcedor que empurrou o time. O primeiro tempo foi todo atleticano, que pressionou o Grêmio Prudente, mas não conseguiu abrir o marcador. Na segunda etapa, o Atlético voltou da mesma forma, mas a diferença foi que chegou ao gol marcado por Obina, aos 42 minutos.
A partida contra o Grêmio Prudente foi a quarta do Atlético em Sete Lagoas, onde o time mineiro irá mandar todos os jogos como mandante no returno do Campeonato Brasileiro. Na Arena do Jacaré a equipe comandada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo conquistou duas vitórias, um empate e uma derrota.
O treinador atleticano mais uma vez fez modificações na equipe titular do Atlético em relação a equipe que empatou com o Vasco no meio de semana. Leandro voltou a ser titular na lateral-esquerda, depois de ficar de fora dos últimos cinco jogos se recuperando de lesão. Serginho perdeu posição para Ricardinho, mas entrou no começo da partida, na vaga de Rafael Jataí, que sofreu lesão na coxa esquerda.
Apesar da vitória neste domingo, o Atlético se manteve na zona de rebaixamento. Com 21 pontos, o time, que havia perdido uma posição no começo da temporada, já que o Atlético-GO venceu o Fluminense, no sábado, retornou para o 17º lugar, mas dois pontos a menos que o Flamengo, primeiro time fora da zona de rebaixamento.
Porém, a equipe alcançou o objetivo traçado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, de somar quatro pontos em seis disputados no segundo turno do Campeonato Brasileiro, um aproveitamento de 66% dos pontos disputados, que se mantido até o final da competição tirará o Atlético da zona de rebaixamento.
Já o Grêmio Prudente vê a sua situação se complicar ainda mais na série A. O time paulista permaneceu na penúltima colocação, podendo cair para a lanterna em caso de vitória do Goiás, em cima do Internacional, que se enfrentam ás 18h30, no complemento da rodada.
O jogo
O Atlético iniciou a partida apoiado pela sua torcida e pressionando o Grêmio Prudente, que com apenas um atacante, marcava todo no seu campo de defesa. Apesar disso, os laterais atleticanos encontravam espaço para jogar e com Leandro o time criou a primeira boa oportunidade na lateral-esquerda.
Na metade do primeiro tempo, o atacante Obina, que não encontrava espaços dentro da área, buscou a bola na intermediária, e acertou a trave esquerda de Giovanni. O rebote ficou com Daniel Carvalho, que livre, chutou por cima do gol.
“Está difícil, a equipe deles está fechada, não dá espaço para o nosso time, infelizmente na chance criada eu acertei a trave. Vamos tentar encontrar algum espaço para marcar”, lamentou Obina, na saída para o intervalo.
O time mineiro continuou pressionado o Grêmio Prudente, que claramente jogava para acertar o contra-ataque. O trio de ataque atleticano, formado por Daniel Carvalho, Obina e Diego Souza encontrava espaços na defesa da equipe paulista e criou duas chances para abrir o marcador, mas não conseguiu fazer na primeira etapa.
O Atlético voltou com uma modificação para o segundo tempo. Luxemburgo tirou o volante Fabiano que reclamou de cansaço muscular e colocou Edson Méndez. Com a substituição, o Atlético ficou ainda mais ofensivo na partida, mas deu espaços para o contra golpe do Grêmio Prudente, que com duas modificações também saiu mais para o jogo.
Com o meio de campo mais aberto e as duas equipes ofensivas, as jogadas de ataque ficaram mais presentes na partida. A primeira boa oportunidade foi criada pelo time paulista, que errou no chute. O Atlético respondeu com Ricardinho que quase marcou o primeiro gol em chute rasteiro. Mas Obina salvou o time atleticano, aos 42 min, garantindo o triunfo.
UOL