Por pbagora.com.br

 O América-RN está fora da Série C do Campeonato Brasileiro. O Mecão até fez a parte que lhe cabia e goleou o Botafogo-PB por 4 a 1 na Arena das Dunas, em Natal. O problema é que o Confiança também venceu e garantiu a classificação para a segunda fase da competição.

O Mecão fechou a participação na Terceirona com 29 pontos, na quinta posição. O Confiança assegurou a quarta vaga do Grupo A, com 31 pontos, e agora vai encarar o Londrina na segunda fase. Derrotado, o Belo fecha a Série C no sexto lugar, com 23 pontos.

 

O curioso do jogo deste domingo foi a reação da torcida americana. No primeiro tempo, quando o placar da Arena das Dunas ainda marcava 0 a 0, a informação de um gol do Salgueiro, que partiu da uma rádio de Natal, deixou os alvirrubros empolgados. Logo depois, houve a confirmação de que não existiu o gol. Na segunda etapa, quando o América já vencia, a torcida voltou a vibrar com a marcação de um pênalti para o Salgueiro, mas se frustrou com o erro de cobrança de Rogério. Apesar da goleada construída em casa, o sentimento foi de tristeza quando veio a confirmação da vitória do Confiança.

Porteira abriu no segundo tempo
Roberto Fernandes optou por montar o América-RN com apenas um volante – Judson -, dois homens de criação – Cascata e Mateus – e três atacantes – Adriano Pardal, Luiz Eduardo e Max. Mesmo sem pretensões na competição e com time misto, o Bota mostrava disposição e as principais jogadas saíram dos pés do meia Gianotti. Quando conseguiu encaixar uma boa trama pela direitra, Pardal parou no goleiro Remerson. Nos acréscimos, Eduardo Recife cometeu falta violenta em Cascata e foi expulso. O Mecão ainda teve tempo de acertar a trave em desvio de Cleber, de cabeça, após cobrança de falta pela esquerda.

Mesmo mancando e com dores no joelho direito, Cascata voltou para o segundo tempo e foi dele o primeiro gol dos donos da casa, aos 12 minutos. Pouco depois, o Belo quase empatou. Jó chutou, Pantera deu rebote e Romarinho, livre, chutou na trave. Aos 30 minutos, começou a avalanche de gols do América. Mateus, Adriano Pardal e Zé Antônio Potiguar construíram a goleada. O Mecão terminou o jogo sem laterais de ofício e com quatro meias e três atacantes em campo, mas a vitória do Confiança sobre o Salgueiro pôs fim ao sonho rubro de retornar à Série B. No finalzinho, João Paulo, ex-ABC, ainda descontou para o Bota.

 

globoesportes.com