A Paraíba o tempo todo  |

Adriano se sente fracassado com o sucesso, afirma psicanalista

Psicólogos e psicanalistas dizem que o atacante Adriano tem dificuldade em lidar com o sucesso. Na semana passada, ele não se apresentou ao Inter de Milão depois do jogo da seleção e passou três dias na Vila Cruzeiro, favela onde foi criado, no subúrbio do Rio de Janeiro. Segundo especialistas, a volta às origens seria uma forma de retomar o anonimato e a vida pessoal.

– Ele se sente fracassado com o sucesso. Está claro que ele quer voltar às origens. Ele não quer a vida que o esporte dá para ele. Parece que ele não se sente bem como Imperador e se sente forçado a ter que fazer esse papel. Agora está se destruindo. Ele está doente e precisa de ajuda – afirmou o psicanalista Alberto Goldin ao GLOBOESPORTE.COM.

 

Para o psicanalista, há pessoas que não suportam o sucesso, porque sentem que estão traindo sua família, sua classe. Ademir Pacelli, psicólogo e professor de psicopatologia da Uerj, concorda que a culpa é comum em pessoas que ascendem de posição social rapidamente.

– A conquista envolve uma culpabilidade muito grande em relação ao que está se deixando, ele se sente rompendo com a origem – observou Pacelli.

De acordo com a ex-namorada Joana Machado, Adriano só se sente livre na Vila Cruzeiro, ressaltando que o problema dele é o álcool. Para Goldin, a bebida potencializa os distúrbios, piorando a situação psicológica do atleta:

 

 

O álcool pode ser o fator secundário, mas não combina esportista com álcool e drogas. Ele potencializa os distúrbios e só piora a situação dele.

 

Ademir Pacelli vai além.

 

– As noitadas são uma forma de fugir da solidão. Mas se a pessoa tem um quadro depressivo piora. O álcool é uma tentativa de escapar e apagar as culpas – acrescentou Paccelli.

Paulo Ribeiro, psicólogo do Flamengo, que conheceu Adriano ainda garoto, nas categorias de base clube carioca, prefere não falar sobre a situação do jogador, sem ter falado com ele.

– É uma questão de ter vivido as origens e sentir falta do anonimato, porque perdeu um pouco da sua vida pessoal – comentou Ribeiro sobre a ida do jogador à favela.

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe