Por pbagora.com.br

Em meio a pandemia do Covid-19, começa nesta quarta-feira (15)a 111ª edição do Campeonato Paraibano. Pelo segundo ano seguido, a principal competição esportiva da Paraíba será disputada com os estádios fechados e sem a presença de público nas arquibancadas. Mais uma vez, jogadores, comissão técnica, árbitros e profissionais de imprensa, terá que seguir um rigoroso protocolo de segurança. Todos os jogadores serão testados antes de cada partida.

O Paraibano 2021 será aberto com a partida `as 20h entre o campeão Treze e o Atlético-PB no estádio O Amigão.

Eliminado da Copa do Nordeste após o empate por 2 a 2 contra o Sport no último sábado, e da Copa do Brasil, o Treze busca no Estadual, reencontrar o bom futebol para brigar pelo título. Para isso, o time comandado por Marcelinho Paraíba, precisa largar com o pé direito na competição.
Para a partida de estreia, o treinador Marcelinho Paraíba tem algumas dúvidas para escalar o time, em função de boas atuações de Birungueta e João Leonardo, que entraram bem no empate com o Sport, pela última rodada do Nordestão.

No time atleticano, o técnico Alexandre Lima deverá manter a mesma formação que vem utilizando nos testes realizados durante os 60 dias de pré-temporada. O atacante França, antigo conhecido da torcida do Trovão, deverá ser um dos integrantes do trio de ataque da equipe, que conta ainda com Tchê Tchê e Diego Higino.
O setor defensivo deverá ser comandado, mais uma vez, por Egon, que iniciará a sua terceira passagem pelo time sertanejo.

A competição – O Campeonato Paraibano de 2021, que chegou a ser cancelado no consenso da maioria dos dirigentes dos oito clubes, sob alegação de falta de recursos financeiros, será disputado por 8 clubes.

Vão brigar pelo título estadual, o Atlético de Cajazeiras, Botafogo-PB, Campinense, Nacional de Patos, Perilima, São Paulo Crystal, Sousa e Treze, que é o atual campeão da competição.
A forma de disputa do Estadual deste ano, será parecida com a edição passada. A primeira fase terá sete rodadas para as equipes se enfrentarem no sistema de todas contra todas, em jogos apenas de ida. Os seis primeiros colocados avançam para o mata-mata.

Dos seis que seguem na briga pelo título, os dois primeiros colocados se classificam direto para as semifinais. A finalíssima será decidida em dois confrontos entre os dois melhores clubes. O campeão garante vaga direto na Copa do Brasil e Copa do Nordeste 2022

Pelo segundo ano seguido, o Campeonato Paraibano vai acontecer em meio à pandemia da Covid-19. Na edição passada, quase toda a primeira fase aconteceu normalmente, antes do caos provocado pelo vírus. No entanto, a sequência dele, a partir de julho, foi com portões fechados, já com as medidas adotadas no futebol do país.

O Botafogo-PB é o maior vencedor do Campeonato Paraibano com 30 títulos. O Campinense é o segundo clube que mais levantou a taça com 21 conquistas, seguido do Treze que foi campeão 16 vezes. No Sertão, o Sousa foi campeão duas vezes, o Atlético de Cajazeiras e o Nacional de Patos levantaram a taça uma ocasião.

SL
PB Agora