A Paraíba o tempo todo  |

Santos se impõe e vence Grêmio na estreia no Brasileiro

Na estreia no Campeonato Brasileiro,o Santos não tomou conhecimento do Grêmio e, em plena Arena gremista em Porto Alegre, venceu por 2 a 1 e impressionou os 34.291 torcedores presentes com uma grande atuação.

Os gols vieram no primeiro tempo, em jogadas trabalhadas. O primeiro foi de Eduardo Sasha, logo aos 5, recebendo passe de cabeça de Jean Lucas e encobrindo Paulo Victor para fazer 1 a 0 no seu maior rival nos tempos em que atuava pelo Inter-RS. Depois, o bom lateral Felipe Jonatan fez o segundo, aos 35, marcando pela primeira vez como profissional.

Foi uma verdadeira aula tática do argentino Jorge Sampaoli no gremista Renato Gaúcho que, no meio da semana, chegou a fazer comentários sobre Sampaoli, o elogiando, mas ressaltando que, para ele se consagrar na equipe paulista, são necessários títulos.

A surpresa veio logo no início, quando Sampaoli armou o time com três zagueiros: Aguilar, Gustavo Henrique e, supreendentemente, Lucas Veríssimo. Nem por isso, o time foi defensivo. 

Pelo contrário. No meio, Jean Lucas (depois Carlos Sánchez) e Diego Pituca mostravam versatilidade, marcando bem e saindo para o jogo. Jean Mota e Soteldo souberam criar jogadas, dentro de um sistema de movimentação permanente e apoio dos laterais. Desta maneira o Santos fez dois e poderia ter feito outros.

Pressão gremista

O Grêmio, por sua vez, tinha dificuldades de criar jogadas. Com Jean Pyerre muito distante dos volantes, facilitava a marcação do adversário e só oferecia perigo com chutes de longa distância ou na base dos lançamentos para a área, diante de uma defesa bem colocada.

O Grêmio só foi melhorar no meio do segundo tempo, com a entrada de Diego Tardelli. Foi o necessário para igualar o número de atacantes gremistas ao dos defensores santistas e, com maior volume ofensivo, o time gaúcho criou oportunidades, muitas delas defendidas por Vanderlei, outro que teve grande atuação. Só aos 47 da estapa final, Everton chutou cruzado e conseguiu descontar para o Grêmio: Santos 2 a 1.

Até o fim, a partida foi intensa, com as duas equipes buscando o gol, mas o Santos prevalecendo com inteligência. Na próxima rodada o Santos recebe o Fluminense, na quinta-feira (2), às 19h15 na Vila Belmiro. E o Grêmio visita o Avaí, na quarta-feira (1), também às 19h15.

 

 

R7

Foto: Rodrigo Ziebell/Agência Estado


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe