Por pbagora.com.br

O calendário acadêmico da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) deve voltar ao normal, ou seja, com dois semestres letivos no ano, somente em 2020, segundo a Pró-Reitoria de Graduação. A ‘bagunça’ no cronograma os quatro Campi da instituição é resultado das greves e paralisações registradas nos últimos dois anos. O reordenamento do calendário já foi feito. Contudo, alunos novatos e concluintes continuam receosos quanto ao prosseguimento das datas.

 

As mudanças constantes no calendário acadêmico da UFPB deixam na ansiedade tanto quem vai começar as aulas, pela primeira vez, quanto aqueles que desejam concluir o curso e dar seguimento à carreira. No primeiro caso, está Dandhara Barros, que vai ingressar no período 2018.2, no curso de Nutrição.

 

As aulas começam no próximo dia 22, porém, serão interrompidas no dia 17 de dezembro e retomam somente em 1º de fevereiro de 2019. Mesmo com essas interrupções, a caloura confessa que está ansiosa para começar a graduação. Enquanto espera 191 é o contato da PRF (ligação gratuita) para informações, comunicação de acidentes e denúncias a aulas começarem, ela conta que fez pesquisas sobre o curso e ainda sobre o funcionamento da universidade, como programas estudantis e pesquisas.

 

“Vai levar um tempo até o calendário se normalizar, mas sigo acompanhando tudo que posso pra me manter informada, já que a ansiedade é tão grande”, disse a jovem. Ela revelou ainda que revisou conteúdos do Ensino Médio que serão base para algumas disciplinas do primeiro semestre. “Ao longo dos meses que tive tempo livre, dei uma estudada na parte do conteúdo de ensino médio que sei que irei usar no curso”, reforçou.

 

Com a previsão de término para 11 de maio de 2019, o período letivo 2018.2 da UFPB, dos Campus I, em João Pessoa, e IV, em Rio Tinto, também é motivo de preocupação para quem está concluindo a graduação. Contudo, a pró-reitora de Graduação, Ariane Sá, garante que os concluintes que precisem adiantar a colação de grau por conta de trabalho, como nomeação em concurso público, ou seleções acadêmicas, como mestrado ou especialização, podem fazer o pedido.

 

Redação

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000