A Paraíba o tempo todo  |

UFCG terá Bonificação Estadual para SiSU 2023.1; confira a resolução

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) por meio da sua assessoria comunicou ontem |(03), que foi aprovado, em reunião realizada na última sexta-feira, dia 27 de outubro, a bonificação de inclusão estadual que estimula o acesso de estudantes paraibanos a cursos de graduação na instituição, via Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ou vestibular especial. A resolução que dispõe sobre os critérios para inclusão da política afirmativa foi aprovada por unanimidade pelo Colegiado Pleno.

Terão direito à Bonificação Estadual os candidatos nascidos no estado da Paraíba ou que tenham estudado integralmente o Ensino Médio em escolas regulares, públicas e/ou privadas, ou obtido o certificado de Ensino Médio pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou pelo Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos (Enceja) ou, ainda, supletivo, no Estado da Paraíba.

Segundo a resolução, a política afirmativa será implementada a partir de acréscimo de percentual à nota obtida pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou no vestibular especial, funcionando da seguinte forma: nos cursos que tenham até 50% de ocupação de estudantes paraibanos (ou que cumpram os demais requisitos), a bonificação será de 10%; já nos cursos que tenham mais de 50% de ocupação, a bonificação será de 5%.

A ocupação refere-se ao número de estudantes paraibanos (ou que cumpram os demais requisitos) vinculados aos cursos. O edital do processo seletivo trará o percentual especificado para cada curso da instituição.

Ainda de acordo com o documento, os candidatos que forem possíveis beneficiários tanto da Bonificação Estadual, quanto da política de reserva de vagas definida pela Lei de Cotas, deverão optar por uma dessas duas ações afirmativas, não sendo permitida a sua aplicação cumulativa.

“É uma demanda da sociedade paraibana atendida pelo Colegiado Pleno que, por unanimidade, foi sensível à causa, provando que a UFCG está atenta e comprometida com as demandas que a sociedade apresenta. Além disso, a bonificação estadual vem como uma tentativa de preencher lacunas históricas no acesso ao ensino superior e, consequentemente, na permanência de profissionais em várias regiões do estado”, destacou o reitor Antônio Fernandes.

A política afirmativa será incorporada na edição 2023.1 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Segundo o procurador institucional, Marcelo Ferreira, os critérios de participação serão definidos no Termo de Adesão do SiSU, que deverá ser lançado até o próximo dia 6 de novembro.

Veja aqui mais detalhes da resolução de institui a Bonificação Estadual na UFCG:

Da Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe