Por pbagora.com.br

 Cursos de Engenharia Elétrica e Ciências da Computação ficaram em 8º lugar no critério avaliação de ensino

 

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) avançou dez posições no Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado nesta segunda-feira, dia 9, pelo jornal Folha de São Paulo. Conquistando 66,8 pontos, a instituição pulou da 50ª para a 40ª posição entre as 192 universidades nacionais analisadas.

 

As instituições – que têm como missão constitucional realizar ensino, pesquisa e extensão – foram avaliadas em cinco critérios (ensino, inserção no mercado de trabalho, pesquisa, internacionalização e inovação), partindo de metodologias utilizadas em rankings internacionais, mas com adaptações para o cenário nacional.

 

Comparada à avaliação do ano passado, além do elemento internacionalização, a principal mudança nos critérios de avaliação das universidades foi no quesito ensino que, em 2012, era restrita à pesquisa do Datafolha com pesquisadores cadastrados no CNPq. Este ano, o universo de entrevistados foi alterado para os professores cadastrados pelo Inep/MEC que fazem avaliações in loco de cursos de graduação.

 

Ranking de cursos

 

A Folha também ranqueou cursos de graduação nas 30 áreas com mais matrículas em 2011, nos quesitos Ensino e Inserção no Mercado de Trabalho.

 

Na avaliação de ensino, a UFCG se destaca com os cursos de Engenharia Elétrica e Ciências da Computação, que ficaram em 8º lugar nacional; e Engenharia Mecânica, em 18º.

 

Na avaliação de mercado, o destaque ficou para os cursos de Química, em 9ª posição, Engenharia de Produção e Enfermagem, na 13ª, e Medicina, em 15º lugar.

 

Ascom

Notícias relacionadas

Instituições de ensino superior da PB iniciam cadastro de aprovados no Sisu 2021

As Universidades Federal (UFPB), Federal de Campina Grande (UFCG), Estadual da Paraíba (UEPB) e o Instituto Federal da Paraíba começam a cadastrar os aprovados no Sistema Sistema de Seleção Unificada…