A Paraíba o tempo todo  |

UEPB é admitida como instituição de impacto acadêmico em iniciativa da ONU

As ações desenvolvidas pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) ao longo dos seus 53 anos credenciaram a Instituição na admissão à United Nations Academic Impact (Unai), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que reúne instituições de ensino superior de todo o mundo para promover ações no âmbito de 10 princípios fundamentais, dentre os quais estão o enfrentamento aos problemas da pobreza através da Educação, compromisso com os direitos humanos, sustentabilidade, promoção da paz, entre outros. Atualmente, a Unai conta com 1.300 instituições associadas, espalhadas por 135 países.

De acordo com o coordenador de Relações Internacionais, professor Cláudio Lucena, “é muito importante passar a integrar uma rede global de instituições semelhantes. No caso da UEPB, não é um projeto nem uma intenção para o futuro. A Instituição recebe essa chancela pelo conjunto de projetos e iniciativas que já promoveu ao longo de sua existência e que estão alinhados aos objetivos da Unai. Agora, o compromisso passa a ser intensificar o trabalho para manter este reconhecimento, que é reavaliado periodicamente, e expandir esse impacto, para deixá-lo ainda mais visível para a sociedade paraibana”, destacou.

Como membro da iniciativa, a UEPB, que se coloca em posição de destaque no cenário global, comprometeu-se a realizar, anualmente, ao menos uma atividade ampla de apoio a um dos princípios globais. Também será necessário encaminhar relatório das ações desenvolvidas ao final de cada ano acadêmico. O ingresso da Universidade Estadual da Paraíba no programa desenvolvido pela ONU representa mais um avanço no processo de internacionalização e um reconhecimento da dedicação institucional na promoção da cultura, diversidade e educação de qualidade.

Para o reitor Rangel Junior, a admissão da UEPB a um órgão de destaque mundial, como é a ONU, referenda a qualidade do que é realizado na Instituição, no sentido de promover ações que garantam à sociedade mais dignidade, que reforcem a importância dos direitos humanos e que estejam integradas aos mais relevantes aspectos da vida humana e do meio ambiente. “Passar a integrar a Unai mostra ainda mais que o trabalho desenvolvido pela Universidade Estadual da Paraíba é correto e segue a linha de impactar o mundo de forma positiva, priorizando o respeito, a igualdade e as oportunidades para todos”, disse.

São princípios fundamentais da Unai: compromisso com os princípios fundamentais da Carta das Nações Unidas como valores que a educação procura promover e alcançar; compromisso com os direitos humanos, entre eles a liberdade de pesquisa, de opinião e de expressão; compromisso de oferecer uma oportunidade educativa para todas as pessoas, a despeito de seu gênero, raça, religião ou etnia; compromisso de oferecer oportunidade para que cada indivíduo possa adquirir habilidades e conhecimentos necessários para alcançar a educação superior.

E, ainda, compromisso de construir capacidade nos sistemas de educação superior de todo o mundo; compromisso de encorajar a cidadania global através da educação; compromisso de promover a paz e a resolução de conflitos pela educação; compromisso de enfrentar os problemas da pobreza pela educação; compromisso de promover a sustentabilidade pela educação; compromisso de promover o diálogo, o entendimento intercultural e o desaparecimento da intolerância através da educação.

Outras informações podem ser obtidas na CoRI, localizada na Rua das Baraúnas, 351, 2º andar, Sala 227 do Prédio Administrativo, Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, bem como através das redes sociais Facebook (https://www.facebook.com/cori.uepb) e Instagram (instagram.com/cori_uepb/), pelo e-mail [email protected], no site http://coordenadorias.uepb.edu.br/cori/ ou pelo telefone (83) 3315-3415.

 

Codecom/UEPB

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe