A Paraíba o tempo todo  |

Sobrecarga nos estudos fazem estudantes da UFPB sofrerem depressão; psicóloga avalia que falta de empatia gera os problemas

A universidade deveria existir para ajudar estudantes, formar bons profissionais, mas ela destrói sonhos, cria indivíduos frustrados e doentes”. A fala é de Arthur Silva (nome fictício), estudante do oitavo período de Medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. Com 23 anos, ele faz parte dos jovens universitários que, além de conhecimento, adquiriu, na sua trajetória acadêmica, diversos transtornos mentais incapacitantes. Para a psicóloga Sarah Lopes, a falta de empatia dos professores com os alunos gera os problemas.

 

Fobia social, transtorno do pânico, síndrome de Burnout e depressão são só alguns dos problemas desenvolvidos por esses alunos, que na falta de assistência das universidades e sem condições de bancar os altos custos do tratamento, têm criado grupos de apoio mútuo, encontros virtuais e presenciais que têm como objetivo tornar o dia a dia mais suportável. Arthur Silva não conseguia atendimento psicológico no Campus I da UFPB. Vendo a depressão progredir, decidiu criar um grupo no Whatsapp com outros 20 universitários, chamado “Um Novo Começo”.

 

São universitários de cursos, idades e histórias distintas, mas que possuem um traço em comum: a dificuldade de lidar com a pressão da academia e dos professores, muitas vezes insensíveis às fragilidades dos alunos.

 

Empatia poderia ser palavra- chave na relação entre professor e aluno, mas tem estado distante das instituições de ensino, criando fissuras na saúde mental dos universitários, sobretudo naqueles que têm pré-disposição aos transtornos, explica a psicóloga Sarah Lopes. “Uma mesma coisa pode ser dita de diversas formas, mas alguns professores entendem que precisam ser carrascos. Isso influência diretamente na forma como o aluno responde às cobranças”, destaca a profissional.

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe