A Paraíba o tempo todo  |

Sisu 2019 abre inscrições com mais de 12,8 mil vagas oferecidas na PB

O sonho de chegar na universidade. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abriu nesta terça-feira (22) as inscrições para as 12.853 vagas em 276 cursos das universidades federais e estaduais da Paraíba. Podem participar os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 e não tiraram nota zero na prova de redação.

 

O Sisu reúne vagas de graduação em universidades públicas que são disputadas com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. A consulta e inscrição devem ser feitas no site do Sisu. Cada candidato poderá se inscrever em até duas vagas, especificando a ordem de preferência e o turno no qual pretende estudar.

 

 

 

A Paraíba tem quatro instituições de ensino superior que selecionam estudantes por meio do Sisu. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) oferta 7.842 vagas em 124 cursos, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3.160 vagas em 76 cursos, o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), 1.350 vagas em 37 cursos, e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), 501 vagas em 39 cursos.

 

O número total de vagas para este ano é um pouco menor que o ofertado para o primeiro semestre de 2018, quando foram oferecidas 15.182 vagas para as universidades públicas da Paraíba.

 

 

Este ano, uma das novidades é com relação a lista de espera. Até 2018, o candidato a uma vaga no ensino superior poderia escolher duas opções de curso e desistir da segunda opção para ficar na lista de espera da primeira. Neste ano, a regra mudou.

Agora, haverá uma chamada regular e o estudante selecionado em uma das opções de curso desta chamada não poderá participar da lista de espera. Se ele não for selecionado, poderá ficar na lista de espera de apenas uma das suas opções de curso.

 

Segundo o MEC, a mudança na lista de espera é para permitir "maior liberdade de escolha para os estudantes não selecionados na chamada regular dos processos seletivos do Sisu."

 

A expectativa é que se reduza o tempo de convocação das listas de espera e que todos os estudantes estejam matriculados antes do período letivo. De acordo com a pasta, as mudanças poderão ajudar a diminuir a ociosidade das vagas.

 

Redação

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe