A Paraíba o tempo todo  |

Sintesp/PB confirma paralisação na UFPB e UFCG dia 17/03

UFPB e UFCG devem seguir orientação nacional e parar atividades no dia 17/03, confirma sindicato

Os servidores das instituições federais de ensino superior entrarão de greve no dia 17 de março, depois de aprovação da plenária da Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras (Fasubra) nesta segunda-feira, 10.

“A nossa categoria historicamente sempre apoiou as decisões da Fasubra e dessa vez não vai ser diferente, vamos apoiar também a greve na UFPB e UFCG prevista para o dia 17 de março”. A declaração foi dada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba, Severino Ramos, em entrevista nesta terça-feira (11), um dia após a decisão nacional.

De acordo com Ramos, as oito secretarias sindicais distribuídas de João Pessoa a Cajazeiras também deve acompanhar o movimento nacional.

Ele explica que A UFPB e a UFCG estão entre as 46 instituições que concordaram com a interrupção do calendário escolar, por tempo indeterminado, conforme consta no quadro da greve nacional das universidades federais divulgado pela Fasubra.

A greve atinge os servidores técnicos administrativos das instituições e acarretará no não funcionamento, por exemplo, de Bibliotecas, coordenações de cursos, restaurantes, entre outros. Os serviços essenciais, tais como, saúde, laboratório serão mantidos com os 30% estabelecidos pela lei.

Os funcionários reivindicam, entre outras coisas, revisão do piso salarial, que atualmente é de R$ 1.100, o estepe, que projeta o servidor dentro do PCCR, isonomia salarial, aumento do auxílio alimentação, que é de R$ 370, entre outros benefícios.

Ainda conforme o presidente do Sintesp/PB, as reivindicações de 2014 são resquícios das reivindicações da última greve realizada em 2012, quando 100% das atividades foram paralisadas.

Um dos coordenadores gerais da Fasubra diz que as motivações para da paralisação é a busca do cumprimento total do acordo da greve de 2012 e que a paralisação foi aprovada por ampla maioria dos presentes na assembleia realizada nessa segunda-feira (10).

No dia 20 de fevereiro a Fasubra realizará um dia nacional de luta. Após a deflagração da greve, no dia 17 de março, o comando de greve definirá o calendário de atividades.
 



 

Márcia Dias


PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe