A Paraíba o tempo todo  |

Secitec desenvolve diversas ações que integram educação e tecnologia e cursos somam mais de 18 mil alunos

A capacitação profissional é uma das ações promovidas pela Secretária de Ciência e Tecnologia (Secitec) da Prefeitura Municipal de João Pessoa que este ano registrou 18.276 alunos matriculados em diversos cursos do projeto ‘Qualifica João Pessoa’. Os números são referentes ao período de abril a de 2022 de pessoas se inscreveram e concluíram cursos no 15º ciclo da iniciativa.

As capacitações aconteceram de forma on-line e gratuitas, nas áreas de tecnologia, inovação, robótica, gestão, liderança, java, blender, coaching, finanças pessoais, arduino, linux, oratória, ética profissional, riscos de MPE MEI, desenvolvimento web e outras. Desde a criação do Qualifica João Pessoa, há três anos aproximadamente, 35. 679 alunos receberam certificado dos cursos os promovidos pelo projeto. “Um número bastante significativo. Isso demonstra cada vez mais a necessidade das pessoas em realizar cursos à distância”, comentou o secretário de Ciência e Tecnologia da Prefeitura, Guido Lemos.

Outro destaque deste ano na Secitec foi a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que aconteceu no período de 9 a 12 de novembro de 2022, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho. Foram quatro dias intensos com mostra de robótica, espaço geek, competições de games, olimpíada de matemática, apresentação de cosplay, oficinas de arte, vídeo e tecnologia e outras tantas atividades. De acordo com os organizadores do evento passaram pelo local mais de 20 mil pessoas.

Outra atividade integrante da 19ª SNCT foi a caravana que visitou mais de 15 municípios com o intuito de popularizar a ciência e a tecnologia levando oficinas e atividades sobre reciclagem de resíduos eletrônicos para escolas públicas. “Em todos os municípios que visitamos fomos muito bem recebidos pelos gestores e pelos jovens que aprenderam a descartar adequadamente o material eletrônico para que não polua ainda mais o meio ambiente”, contou Jaqueline Figueiredo dos Santos, coordenadora do Centro de Relacionamento de Eletrônicos da Secitec.

Outras ações – 2022 também foi tempo de arrumar a casa. Foi criado e implantado o Fundo Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura Municipal de João Pessoa, como também escolhido e empossado pelo prefeito Cícero Lucena o Conselho que vai gerir o FMCTI.

“O Conselho é peça chave do que chamamos de Sistema de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da cidade de João Pessoa. A Capital não tinha um equipamento que viabilizasse o financiamento de projetos de pesquisa, nem mesmo os de interesse do Município”, explicou o secretário municipal da Ciência e Tecnologia, Guido Lemos, que vai presidir o Conselho.

O Conselho é formado por representantes do Poder Público Municipal, no caso o secretário de Ciência e Tecnologia, Guido Lemos, o diretor de Difusão e Inovação da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), Edvaldo Rocha Filho; e o coordenador municipal da Unidade de Tecnologia da Informação da Secretaria de Gestão Governamental, Bruno Crispim.

O vereador Tiago Lucena representa a Câmara Municipal de João Pessoa. Já as instituições de ensino são representadas pelo superintendente de Tecnologia da Informação da UFPB, Valdir Braga, e a coordenadora do Curso de Ciência da Computação da Unipê, Thatyana Guerra. Representando o setor econômico está o empresário Luiz Fábio Cavalcanti.

Para 2023 – Entre as ações planejadas para próximo ano está a que visa desenvolver e melhorar as demandas da ciência e tecnologia na Capital, com a criação e desenvolvimento do projeto sobre programação que irá destinar mais de mil bolsas de pesquisa para estudantes da rede municipal de ensino, 200 alunos instrutores das universidades e técnicos das faculdades públicas e particulares, com chamada pública aberta para todos os envolvidos.

Estão previstos ainda para acontecer em 2023 o Educação Hibrida nas escolas, Metaverso João Pessoa, Moeda Virtual, Qualificação de Recursos Humanos, Matarazzo Mídia Hub – Hub de negócios em audiovisual, inovação e economia criativa, Corredor da Cultural, Exposições Digitais e outros em parceria com as secretarias do município de João Pessoa. O objetivo é colocar a cidade no mapa brasileiro da ciência, inovação e tecnologia.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe