A Paraíba o tempo todo  |

Sebrae promove ações do Movimento Compre do Pequeno Negócio em todo o Estado

 Do Litoral ao Sertão, as ações do Movimento Compre do Pequeno Negócio estão mobilizando empreendedores, cooperativas, associações e entidades parceiras e mostrando à sociedade a importância dos empreendimentos de pequeno porte em todo país. Até o próximo sábado (26), as nove agências do Sebrae no interior do Estado estão com uma programação voltada para agregar empresários e a comunidade à iniciativa. Em João Pessoa, as ações do movimento estão sendo realizada na feira Paraíba Agronegócios até domingo (27).

São cerca de 100 atividades, como palestras, consultorias e orientações, com o foco em vendas, finanças, inovação e sustentabilidade. Paralelo a estas ações, também estão sendo promovidas iniciativas para estimular os empresários a aderir à campanha. A meta do Sebrae Paraíba é conseguir, até o dia 5 de outubro (Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa), a adesão de cinco mil empresários no movimento, que incentiva as compras nas micro e pequenas empresas, para que o dinheiro circule no próprio bairro e já que são elas que desenvolvem a própria comunidade. A adesão à campanha pode ser feita no site www.compredopequeno.com.br. Através do hotsite, os empresários têm acesso à tarde de todo material promocional do movimento.

Para o superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar, o Sebrae tem um papel importante na mobilização em favor do pequeno negócio para que ele continue movimentando a economia, gerando emprego e renda para o estado e para o país. “Neste momento de dificuldades, o pequeno negócio é essencial para garantir a cidadania de milhões de brasileiros”, destacou o superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar.

Nas dez cidades onde o Sebrae tem agência na Paraíba também estão programadas as apresentações, em praça pública, da peça "As aventuras do dinheiro voador", que apresenta de forma lúdica a importância do dinheiro circular no município. O grupo teatral “Quem tem boca é pra gritar” já levou a apresentação para Cajazeiras, Sousa, Pombal e Itaporanga. A companhia vai exibir o espetáculo ainda em Monteiro (23), Campina Grande (24) e João Pessoa (5 outubro).

Em Pombal, no Sertão paraibano, além da apresentação teatral, foi realizada uma Feira de Negócios em praça pública. Há quinze dias, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), foram realizadas capacitações com os empresários locais. Já em Itaporanga, também no Sertão, nesta terça-feira, a agência do Sebrae na cidade realizou uma carreata e visitou os veículos de comunicação, mostrando a importância do Movimento.

A programação de Cajazeiras começou na terça-feira (22), com oficina de atendimento ao cliente. Nesta quarta (23), será realizada a oficina Sei Vender. Já nesta quinta (24) será a vez do lançamento do movimento e da palestra “Como empreender em tempos de crise e desafios gerenciais do século XXI” e na sexta (25), a oficina Sei Controlar Meu Dinheiro (25).

Campina Grande terá três atividades do Movimento Compre do Pequeno Negócio nesta quinta-feira (24). A partir das 8h, haverá a palestra “Acesso a crédito”, do Banco do Nordeste, na Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande (ACCG). Às 10h30, na Praça da Bandeira, no centro, terá a peça teatral “As aventuras do Dinheiro Voador”, com o grupo Quem tem boca é pra gritar. O evento encerra às 19h, com a palestra “Liderança Estratégica – um caso de sucesso internacional, com o representante da Swat, Marcos do Val.

O Movimento Compre do Pequeno Negócio, iniciado pelo Sebrae Nacional e que já ganhou adesão de diversas entidades, empresas e parceiros em todos os Estados brasileiros, vem mostrando à sociedade a importância dos empreendimentos de pequeno porte em todo país. Na Paraíba, eles representam mais de 99% do universo empresarial, empregam 56% da mão de obra estadual e são responsáveis por quase 30% do PIB paraibano.

5 de outubro – As ações da Semana de Capacitação do Movimento Compre do Pequeno Negócio esperam estabelecer uma integração com os empresários e a sociedade para o dia 5 de outubro, data em que se comemora o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. A proposta da mobilização é que a data seja incorporada no calendário promocional de incentivo ao consumo nos pequenos negócios.

No dia 5 de outubro, a intenção é que os donos de pequenos negócios permaneçam nas empresas e se dediquem integralmente ao cliente, implementando ações que possam surpreender o consumidor.

Na Paraíba, algumas cidades estão programando em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas o Dia do Descontão, que acontecerá no dia 5 outubro. Já estão confirmadas ações em Alagoa Grande, Cajazeiras, Itaporanga, Patos, Santa Luzia e Princesa Isabel.

Comprar do pequeno – O Movimento Compre do Pequeno Negócio foi lançado pelo Sebrae no dia 5 de agosto com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de escolher micro e pequenas empresas na hora de consumir. A instituição enumerou cinco razões para incentivar a sociedade a comprar desse segmento: é perto da sua casa; é responsável por 52% dos empregos formais; o dinheiro fica no seu bairro; o pequeno negócio desenvolve a comunidade; e comprar do pequeno negócio é um ato transformador que beneficia todos.

Para o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, comprar do pequeno negócio é um ato cidadão porque movimenta o dinheiro na região onde o consumidor mora ou trabalha. “A circulação de pessoas e dinheiro no bairro aumenta, gerando possibilidade de ganhos para outros negócios já instalados ou mesmo para a abertura de novas empresas”, diz. Além de ajudar a fortalecer a economia, evita a perda de tempo com deslocamentos por conta da proximidade do negócio e contribui para a geração de oportunidades de emprego.



Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe