A Paraíba o tempo todo  |

Ricardo e cônsul do Canadá assinam convênio para promover intercâmbio

 O governador Ricardo Coutinho assinou, na tarde desta quinta-feira (13), uma carta de intenções com o cônsul-geral do Canadá, Stéphane Larue, com o objetivo de promover um intercâmbio entre estudantes das duas localidades. A assinatura do termo foi realizada no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, durante a programação do I Fórum de Líderes em Educação e Tecnologia do Norte e Nordeste.

 

O convênio tem o objetivo de estreitar as relações entre o Estado da Paraíba e o Governo Canadense, em relação a políticas públicas de educação e a qualificação profissional dos estudantes. A ideia é promover assistência mútua aos alunos, visando o intercâmbio escolar, a troca de experiências e o desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias educacionais.

 

“Nós estamos buscando elevar o nível da educação pública e por isso uma das nossas ideias é abrir as portas do mundo para os nossos alunos. É muito importante que o Brasil, através da Paraíba, possa estreitar laços culturais, educacionais, econômicos com outros países e particularmente com o Canadá, que possui uma diversidade bastante acentuada, principalmente nos campos da tecnologia da informação e na tecnologia educacional. A meta é que a partir desse ano os estudantes da rede estadual possam ser avaliados e preparados para que em 2014 eles sejam encaminhados ao intercâmbio, com vagas que serão definidas posteriormente”, declarou o governador Ricardo Coutinho.

 

No momento da assinatura do termo, o cônsul-geral do Canadá, Stéphane Larue, destacou a preocupação dos dois países com a educação e ainda defendeu que essa visão é um grande investimento de longo prazo para o desenvolvimento das nações. “Para nós, esse tipo de convênio pode ser um estímulo para a criação de um programa de intercâmbio dentro do Canadá e com ele nós podemos construir uma boa ponte com o Brasil, através dessa relação com a Paraíba. A educação realmente é um dos melhores caminhos para estreitar ainda mais essas relações, pois são nesses jovens estudantes que estão depositados o futuro dos países e do mundo. E a oportunidade de intercâmbio é um excelente caminho para ampliar os conhecimentos de indivíduos que tem um grande potencial para se tornarem grandes líderes”, afirmou Larue.

 

De acordo com secretária de Educação, Márcia Lucena, o estudante que sai para um intercâmbio, independente de ser jovem ou adulto, retorna dessa experiência com uma grande carga de conhecimento pessoal e cultural. Esse fator proporciona um novo tipo de comportamento e uma notável mudança de atitude, que vem acrescentar não só a realidade individual, mas também contribui para o crescimento de toda sociedade.

 

“Esse é um novo passo que nós estamos dando na direção de ampliar a formação dos jovens da escola pública, porque após as primeiras conquistas internas na educação do estado, os estudantes agora também começam a sonhar com algo para fora, pensando em novos horizontes e outras culturas. E o Estado, através dessa iniciativa, está tentando viabilizar uma forma inicial para concretizar esse sonho”, acrescentou a secretária.

 

Ela adiantou que as ações concretas dessa iniciativa passam a ser dadas a partir da próxima semana nas escolas, quando serão levadas informações e documentações que possam enriquecer as discussões sobre o Canadá. Alunos, professores e profissionais da educação em geral serão estimulados a conhecer um pouco mais sobre o país e a partir desse ponto a Secretaria pode começar a trabalhar os próximos passos de forma pedagógica.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe