A Paraíba o tempo todo  |

Reitor se reúne com vice-governador e presidente do TCE para discutir parcerias institucionais

 O reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor Rangel Junior, se reuniu na manhã desta sexta-feira (14), em seu Gabinete, no Campus de Bodocongó, com o vice-governador do Estado, Rômulo Gouveia, e com o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Fábio Nogueira, além do conselheiro Arnóbio Viana, coordenador da Escola de Contas do órgão.

Durante o encontro, o reitor falou para o vice-governador sobre o Complexo Agroindustrial do Campus de Lagoa Seca e lembrou que o complexo, já inaugurado e com todos os equipamentos instalados, está pronto para atuar na produção de cachaça e na parte de produção de alimentos, processamento de alimentos e frutas. A estrutura, nascida a partir do Curso de Agroecologia, visa incentivar a realização de cursos e redefinir a agricultura familiar. No local foram construídas 11 salas com recursos do programa “Brasil Profissionalizante”.

O reitor lembrou que o acesso ao complexo tem sido um desafio devido às condições das estradas, principalmente no período de chuva e, por isso, solicitou ao vice-governador apoio no sentido de pavimentar a área que fica localizada na BR-230. Rômulo se manifestou solidário ao pleito e disse que iria se empenhar para realizar a obra.
O vice-governador aproveitou a visita para dizer que estava honrado em voltar a UEPB. Ele destacou que sempre teve uma relação muito participar com a Instituição, tendo participado das principais lutas e conquistas, como a Estadualização, o Reconhecimento pelo MEC e a implantação da Lei da Autonomia. De forma enfática, Rômulo também disse que acredita muito no reitorado do professor Rangel Junior e de toda a sua equipe.
 

A audiência também contou com a presença do vice-reitor Ethan Barbosa, do procurador da UEPB, professor Ebenezer Pernambucano, e das pró-reitoras Marcionila Fernandes (Pós-Graduação). Maria José (Planejamento), Célia Regina (Administração), Giovana Ferreira (Finaças) e Eliane Moura, coordenadora de Projetos Especiais.
Parcerias fortalecidas com Tribunal de Contas – No segundo momento da reunião, o reitor Rangel Junior aprofundou as parcerias que a Universidade Estadual da Paraíba já celebrou com o Tribunal de Contas do Estado. Ele agradeceu a visita dos conselheiros Fábio Nogueira e Arnóbio Viana e voltou a destacar a importância de a Instituição manter as parceiras já existentes com o TCE, bem como ampliar o alcance dos novos convênios. O reitor lembrou que, recentemente, foi recebido em audiência pelo vice-governador Rômulo Gouveia, e pelo presidente do TC Fábio Nogueira. Ele fez questão de lembrar que os laços que ligam Rômulo Gouveia e Fábio Nogueira com a UEPB extrapolam as relações institucionais.

Durante o encontro ficou acertado que a UEPB irá reativar as parcerias com TCE, oferecendo inicialmente dois cursos de Especialização na área de Organização e Administração Pública e Gestão e Administração Pública Municipal. Cada curso, destinado a servidores do Tribunal de Contas, funcionará com 25 vagas. As especializações, inclusive, já foram aprovadas pela Capes.
Além disso, a UEPB deve abrir novas vagas para um curso de Graduação em Administração Pública, realizado em parceria com o TCE, e futuramente implantar um Mestrado na mesma área.

Os convênios renovados preveem a ampliação de planos de trabalho voltados para o campo da educação e qualificação de pessoal. A finalidade dos cursos é fortalecer o caráter da cidadania, na medida em que aperfeiçoa o trabalho dos agentes públicos e aprimora a percepção da sociedade para a fiscalização do dinheiro público, tendo em vista que a capacitação de servidores para a área da gestão pública é essencial para o bom funcionamento das instituições.
O presidente do Tribunal de Contas agradeceu a parceria e reafirmou que o encontro desta sexta-feira serviu para estreitar as relações entre as duas instituições.

Redação com assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe