O reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor Rangel Junior, se reuniu na manhã desta sexta-feira (14), em seu Gabinete, no Campus de Bodocongó, com o vice-governador do Estado, Rômulo Gouveia, e com o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Fábio Nogueira, além do conselheiro Arnóbio Viana, coordenador da Escola de Contas do órgão.

Durante o encontro, o reitor falou para o vice-governador sobre o Complexo Agroindustrial do Campus de Lagoa Seca e lembrou que o complexo, já inaugurado e com todos os equipamentos instalados, está pronto para atuar na produção de cachaça e na parte de produção de alimentos, processamento de alimentos e frutas. A estrutura, nascida a partir do Curso de Agroecologia, visa incentivar a realização de cursos e redefinir a agricultura familiar. No local foram construídas 11 salas com recursos do programa “Brasil Profissionalizante”.

O reitor lembrou que o acesso ao complexo tem sido um desafio devido às condições das estradas, principalmente no período de chuva e, por isso, solicitou ao vice-governador apoio no sentido de pavimentar a área que fica localizada na BR-230. Rômulo se manifestou solidário ao pleito e disse que iria se empenhar para realizar a obra.
O vice-governador aproveitou a visita para dizer que estava honrado em voltar a UEPB. Ele destacou que sempre teve uma relação muito participar com a Instituição, tendo participado das principais lutas e conquistas, como a Estadualização, o Reconhecimento pelo MEC e a implantação da Lei da Autonomia. De forma enfática, Rômulo também disse que acredita muito no reitorado do professor Rangel Junior e de toda a sua equipe.
 

A audiência também contou com a presença do vice-reitor Ethan Barbosa, do procurador da UEPB, professor Ebenezer Pernambucano, e das pró-reitoras Marcionila Fernandes (Pós-Graduação). Maria José (Planejamento), Célia Regina (Administração), Giovana Ferreira (Finaças) e Eliane Moura, coordenadora de Projetos Especiais.
Parcerias fortalecidas com Tribunal de Contas – No segundo momento da reunião, o reitor Rangel Junior aprofundou as parcerias que a Universidade Estadual da Paraíba já celebrou com o Tribunal de Contas do Estado. Ele agradeceu a visita dos conselheiros Fábio Nogueira e Arnóbio Viana e voltou a destacar a importância de a Instituição manter as parceiras já existentes com o TCE, bem como ampliar o alcance dos novos convênios. O reitor lembrou que, recentemente, foi recebido em audiência pelo vice-governador Rômulo Gouveia, e pelo presidente do TC Fábio Nogueira. Ele fez questão de lembrar que os laços que ligam Rômulo Gouveia e Fábio Nogueira com a UEPB extrapolam as relações institucionais.

Durante o encontro ficou acertado que a UEPB irá reativar as parcerias com TCE, oferecendo inicialmente dois cursos de Especialização na área de Organização e Administração Pública e Gestão e Administração Pública Municipal. Cada curso, destinado a servidores do Tribunal de Contas, funcionará com 25 vagas. As especializações, inclusive, já foram aprovadas pela Capes.
Além disso, a UEPB deve abrir novas vagas para um curso de Graduação em Administração Pública, realizado em parceria com o TCE, e futuramente implantar um Mestrado na mesma área.

Os convênios renovados preveem a ampliação de planos de trabalho voltados para o campo da educação e qualificação de pessoal. A finalidade dos cursos é fortalecer o caráter da cidadania, na medida em que aperfeiçoa o trabalho dos agentes públicos e aprimora a percepção da sociedade para a fiscalização do dinheiro público, tendo em vista que a capacitação de servidores para a área da gestão pública é essencial para o bom funcionamento das instituições.
O presidente do Tribunal de Contas agradeceu a parceria e reafirmou que o encontro desta sexta-feira serviu para estreitar as relações entre as duas instituições.

Redação com assessoria

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Reitor confirma investigação de suposta ameaça de ataque a estudantes da UEPB

O reitor da Universidade Estadual da Paraíba, professor Rangel Júnior confirmou ao Blog do jornalista Márcio Rangel, nesse final de semana, a existência de uma investigação da Polícia Civil sobre…

Jovem socioeducando do CEJ João Pessoa ganha concurso de poesia

Um jovem interno da Unidade Centro Educacional do Jovem (CEJ), de João Pessoa, recebeu prêmio de primeiro lugar em concurso de Poesia, durante Festival organizado pela Rede de Proteção Integral…