A Paraíba o tempo todo  |

Projeto na UFPB oferta 120 vagas para três cursos gratuitos na área de turismo

Projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR) e com o apoio da Reitoria da UFPB, oferta 120 vagas para três cursos gratuitos na área de turismo. As inscrições, por meio Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), vão até o próximo dia 15. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

Profissionais e pessoas da comunidade acadêmica que atuam ou têm interesse em atuar no setor de hospitalidade podem escolher entre as capacitações em Contabilidade para gestão de negócios (40 vagas), Gestão de mídias sociais para meios de hospedagem (40 vagas) e Boas práticas de fabricação para restaurantes (40 vagas).

Cada curso terá carga horária de 20 horas e funcionará de forma remota, por meio das plataformas Google classrroom e Google meets, sempre às 18h30.

“Faz alguns anos que temos esta parceria com a PBTUR. Organizamos esses cursos conforme as necessidades do trade turístico paraibano. São demandas novos protocolos em virtude da pandemia de Covid-19. Quem não está nas mídias sociais fica à margem. Questões de gestão são sempre fundamentais”, afirma a Profa. Paula Leão, coordenadora dos cursos e docente do Departamento de Turismo e Hotelaria da UFPB.

Segundo a docente da UFPB, a pandemia de Covid-19 afetou muito o setor de turismo desde março de 2020, assim que foi confirmado o primeiro caso, no país, da doença infecciosa causada pelo vírus SARS-CoV-2.

“No final do ano passado, o setor ensaiou retomada. No início deste, a situação piorou. Agora, neste mês de setembro, a demanda melhorou. A chegada da variante delta deixa o cenário apreensivo”, diz a coordenadora.

O projeto de extensão Capacitho UFPB: capacitação, atualização e consultoria em hospitalidade é uma iniciativa conjunta dos departamentos de Turismo e Hotelaria, de Gastronomia e de Finanças e Contabilidade da UFPB, em parceria com a PBTUR. Outros detalhes sobre a iniciativa podem ser consultados pelo e-mail [email protected].

Confira, abaixo, o período e ementa de cada curso:

Contabilidade para gestão de negócios

Período: 16 de setembro a 1º de outubro

Noções preliminares: conceito de Contabilidade, objeto de estudo, finalidade e usuários das informações contábeis, características da informação contábil; Patrimônio e situação líquida patrimonial; Relatórios gerenciais para tomada de decisão: Balanço patrimonial, Demonstração do Resultado, planejamento tributário e plano de negócio; Controle financeiro: orçamento e Fluxo de caixa; Formação do preço de venda.

Gestão de mídias sociais para meios de hospedagem

Período: 18 a 30 de outubro

Hospitalidade; Conceitos de Marketing e Vendas; Passos para uma Gestão de Mídias Sociais; Planejamento; Programação; Design e criação; Produção de conteúdo; Atendimento e gestão; Habilidades de um gerente de mídias; Estratégias essenciais; A correta utilização de anúncios; Doze mandamentos para um planejamento de mídias; Avaliação dos resultados.

Boas práticas de fabricação para restaurantes

Período: 04 a 16 de outubro

Boas práticas para o setor de Alimentos e Bebidas: Como proceder; O que são as Boas Práticas na Produção de Alimentos e como a qualidade na produção influencia o resultado positivo no setor; Benefícios de uma Gestão pautada nas BPFs; Manipulador de Alimentos. Contaminação dos Alimentos; Perigos; Como evitar a contaminação Cruzada. Doenças Transmitidas por Alimentos; Higienização de utensílios e instalações; Controle Integrado de vetores e Pragas; Documento; Selo Turismo Responsável.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe