O Projeto Lab de Bolso, desenvolvido por uma equipe de alunos e uma professora do IFPB campus João Pessoa está na final da Maratona UNICEF Samsung. A competição tem o objetivo de promover o desenvolvimento de protótipos de aplicativos, que podem ser usados por professores e estudantes do ensino médio de escolas públicas. O evento de apresentação e certificação acontecerá nos dias 22 e 23 de abril, em São Paulo–SP.

O Lab de Bolso é um aplicativo que auxilia no processo do ensino da química ao apresentar simulações de experimentos para o aluno, através do celular. O projeto é de autoria dos estudantes de Engenharia Elétrica Andressa Theotônio, Calebe Oliveira e Richard Sidney e do aluno do curso técnico Integrado em Eletrotécnica Leonardo Matheus, com a orientação da professora Valéria Cavalcanti.

O aplicativo traz vídeos de experimentos, como a mudança do estado físico da água (sólido, líquido e gasoso), e deve disponibilizar outros assuntos abordados na disciplina de química no ensino médio, previstos na Base Nacional Comum Curricular. “A ideia é tentar passar para eles a sensação do experimento, mesmo que virtual, já que nem todos os alunos do ensino médio de escolas públicas têm acesso a um laboratório”, comentou a professora Valéria.

Todo conteúdo é gravado nos laboratórios do campus João Pessoa, com o auxílio da professora de Química Andréa Lucena, e editado pelos alunos. O Lab de Bolso é o único projeto da Paraíba entre os 20 melhores, visto que mais de 500 foram enviados para a maratona UNICEF Samsung.

Agora, o piloto do aplicativo está em fase de teste e em breve vai ser avaliado por alunos do primeiro ano dos cursos técnicos Integrados do campus João Pessoa, antes de ser apresentado na maratona. “No evento, a gente vai receber bastante feedback de especialista, tanto em tecnologia, quanto em educação. Então o que queremos é colher toda essa contribuição para poder melhorar o app e ampliar a aplicação dele para o nosso público alvo”, acrescentou a aluna Andressa.

Após a etapa de testes e melhorias, o Lab de Bolso será ser disponibilizado para download gratuito na Play Store dos smarthones.

PB Agora

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

UFPB está no Top 100 das melhores universidades da América Latina

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está entre as 100 melhores universidades da América Latina, na classificação do “The Latin America University Rankings 2020”, da revista britânica especializada em avaliação…

Inscrições para o Sisu 2020.2 terminam nesta sexta-feira com quase 5 mil vagas na

Com quase 5 mil vagas disponíveis para o ensino superior na Paraíba, terminam nesta sexta-feira (10) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020.2, As três universidades públicas…