A Paraíba o tempo todo  |

Prefeitura de JP moderniza ensino público municipal para estudantes e professores

João Pessoa chega aos 437 anos tendo a inovação tecnológica como carro-chefe na Educação municipal. A modernização do ensino público da Capital, a partir da tecnologia, com a entrega de tablets com internet ilimitada para os alunos e de Chromebooks para os professores da Rede, está entre as principais políticas educacionais na gestão do prefeito Cícero Lucena.

Segundo Diego Araújo, diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (Dtic), da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec-JP), a atual gestão adquiriu 41 mil tablets e 70 mil chips de internet 4G ilimitada para atender os alunos da Rede Municipal. “Além disso, estamos fazendo a entrega de 3.500 leitores digitais, do tipo Kindlle, para toda a equipe pedagógica efetiva e Chromebooks. A distribuição acontece gradativamente e obedece um cronograma. Por exemplo, agora em agosto, faremos a entrega de mais 8.500 aparelhos e chegaremos a 13.500 já distribuídos”, explicou.

Ele disse que os equipamentos possuem um esquema de segurança contra roubo. “Todos têm rastreadores e no caso dos Chromebooks, o dispositivo é ainda mais forte, porque ao serem abertos tiram a foto da pessoa automaticamente. Enfim, o prefeito Cícero Lucena e a secretária América Castro estão trocando todo o parque digital do ensino público na Capital”, afirmou.

A Escola Municipal Cívico-Militar Chico Xavier, localizada no Bessa, é uma das instituições em que quase metade dos alunos e professores já receberam os equipamentos, segundo a diretora Socorro Pinto. “Do total de 475 alunos matriculados, 230 já receberam e os demais estão recebendo, seguindo um calendário de entrega. A escola também recebeu um carrinho com 30 computadores móveis, garantindo a interação em sala de aula. Isso tem facilitado a vida tanto do corpo docente quanto do alunado, pois o trabalho fica concentrado em um só lugar usando um dispositivo leve, rápido e seguro”, acrescentou.

A professora Marizete Diniz, do Fundamental II da Escola Chico Xavier, declarou que tem sido muito importante e gratificante o projeto digital implantado pela atual gestão. “O prefeito e a secretária América acertaram nessa transformação no ensino, permitindo que eles cresçam e se tornem gigantes no conhecimento e no entendimento. Nós, professores, conseguimos avançar nessa relação com eles. Agora, o ensino não é mais limitado, pois os alunos podem atravessar o mundo estando do lado dos professores. Quanto a nós, do corpo docente, vencemos as dificuldades enfrentadas em dois anos de pandemia, as vezes sem condições para acompanhar todo o processo porque alguns tinham equipamentos próprios sem as condições necessárias para acompanhar os trabalhos, outros quebraram, e agora dispomos de Chromebooks potentes que facilitam essa troca com os alunos e contribuem para o planejamento estratégico, a elaboração do plano de aula”, salientou.

Anne Gabrielly Lins e Bruno Barrocas, pais dos alunos João Pedro, de 14 anos, e Gabriel Barrocas, 11 anos, ambos da Escola Chico Xavier, demonstraram total satisfação com o avanço no aprendizado dos dois, a partir da distribuição dos equipamentos de Informática. “É uma ferramenta fundamental para somar no aprendizado deles e na agilidade para conclusão das atividades escolares. Além disso, tem a oferta de internet ilimitada, com um chip que dá essa segurança ao aluno. O interesse deles é visível”, afirmou a mãe.

Já o pai disse que estar feliz pela sensibilidade do prefeito e da secretária de Educação por inovarem na Educação, oferecendo acesso rápido à Informática e criando possibilidades ao aluno que não tem condições de comprar o equipamento de poder ter um em mãos. “É um grande progresso o acesso a um tablet, além de ser um incentivo em sua Educação em outros aspectos, a exemplo do cuidar do aparelho, na questão do manuseio, fazendo com que tenham responsabilidade, e ainda oferece aos alunos da escola pública condições de concorrer com os estudantes da iniciativa privada, que têm acesso a todos esses meios com facilidade. Nós pais, só temos a agradecer”, destacou Bruno Barrocas.

Alunos motivados – Gabriel Barrocas, do 6º Ano, disse que se sente bastante incentivado desde que ganhou o tablet na escola. “Tem sido muito bom para o meu aprendizado. Como não tenho livro em casa para estudar posso retirar todo o conteúdo deste equipamento, copiar texto e tirar fotos. Em sala de aula, inclusive, podemos dar respostas mais rápidas às tarefas diárias”, desabafou.

O irmão dele, João Pedro Barrocas, do 8º Ano, falou que a partir do uso do equipamento superou as dificuldades quanto ao acesso a alguns conteúdos. “Achei muito importante essa preocupação do prefeito com a nossa Educação. Agora podemos acessar de forma mais rápida as disciplinas, por mais difíceis que sejam os temas. A oferta de internet ilimitada também é muito importante para quem não tinha essa oportunidade. Com esse incentivo tecnológico podemos crescer cada vez mais no ambiente escolar e aproveitar para participar de concursos, concorrendo de forma mais justa com quem já tem esse tipo de serviço em casa”, declarou.

Sara Medeiros, do 9º Ano da Escola Chico Xavier, também parabenizou a gestão pela preocupação com o acesso dos alunos à tecnologia. “A entrega dos dispositivos era como um sonho para muitos estudantes, pois abre portas mais amplas para o conhecimento, recursos de tecnologia, avanço dos estudos etc. Hoje, dentro da sala de aula, nós conseguimos ver o alcance disso em muitos aspectos. Nos intervalos, encontramos alunos com os aparelhos, interagindo entre si. Somos gratos ao prefeito por poder ter em mãos esse privilégio. Sermos capacitados através de um aprimoramento para o estudo, é incrível”, atestou.

PB Agora

PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      1
      Compartilhe