A Paraíba o tempo todo  |

Prática de meditação em escola estadual repercute

 Uma boa ideia e uma repercussão inesperada. Foi o que aconteceu com a prática de meditação e equilíbrio emocional aplicada por uma professora na Escola Estadual Desembargador Boto de Menezes, em Cajazeiras, Sertão da Paraíba. A matéria, publicada pelo portal do Governo do Estado no último dia 26 de julho, repercutiu nacionalmente em diversos sites de notícia, diversidade e cultura, além de gerar milhares de compartilhamentos em redes sociais.

 

Em Cajazeiras, cerca de 30 alunos da escola participam das aulas de equilíbrio emocional e meditação. A iniciativa, desenvolvida por uma professora do 5º ano, é colocada em prática há cerca de cinco anos. O objetivo é fazer com que os estudantes tenham melhor desempenho em sala e estreitem a relação entre a escola e a comunidade.

 

De acordo com a idealizadora do projeto, a professora Cícera Freire, que ensina há 14 anos na unidade, a ação começou a ser desenvolvida depois que ela observou o comportamento dos alunos e percebeu que precisava de algo que mantivesse a concentração deles por mais tempo direcionada ao aprendizado. “A meditação surgiu da necessidade apresentada pelos alunos, após confidenciarem que não gostavam da disciplina de Língua Portuguesa, em especial de leitura, e não terem afinidade alguma por literatura. Para mim, foi um choque! Eu vi que precisava inovar e criar alguma coisa que pudesse chamar a atenção dos alunos em sala e passei a trabalhar a inteligência emocional”, relatou.

 

A professora ressaltou que a estratégia ultrapassou as dependências da escola, já que os jovens chegam em casa e acabam refletindo outro comportamento, voltam mais calmos e dedicados ao bom convívio social. “Recebo vários relatos de familiares que registram um comportamento diferente dos alunos, depois que passam pelas aulas de equilíbrio emocional”, disse. Porém, houve rejeição, especialmente no início. “A rejeição partiu dos próprios alunos. Mas não me dei por vencida simplesmente estimulava-os com esperança de apresentarem alguma reação. Foi surpreendente, tanto que os resultados estão aí”, observou.

 

Além de pais e alunos, a repercussão da atividade atingiu professores de yoga, atividade em que a meditação faz parte da prática. Porém, a professora Cícera Freire não é instrutora de yoga e explica que está ainda galgando alicerces na prática, pois o conhecimento que obteve veio a partir de leituras e pesquisas em artigos acerca do assunto.

 

A repercussão se deu tanto em sites de notícias locais e sites oficiais de educação, como o do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), sediado em Brasília-DF, quanto em sites de diversidade e cultura nacionais como Hypeness, Catraca Livre e Eaiconteúdo.

 

Estes compartilharam a matéria em seus portais eletrônicos, redes sociais e, em todos eles, o texto recebeu milhares de curtidas, comentários e compartilhamentos. Apenas no site da Hypeness, foram 4,1 mil ‘likes’ via rede social Facebook. Em todos eles, vários dos comentários são de professores, que acharam a ideia maravilhosa, bem como de pais e mães que gostariam que houvesse a mesma iniciativa em escolas de suas respectivas cidades. Um dos comentários afirmava que a prática deveria ser adotada por todas as unidades de ensino, pois melhoraria o rendimento nas aulas.

 

Sobre a repercussão, a professora Cícera confessa eu não esperava tanto e em todo o país. “Tenho recebido mensagens no Whatsapp, Facebook, telefonemas, etc. Logo, gosto de dinamizar as aulas para que os alunos construam algo e desse conhecimento construído por eles próprios. Fico feliz por tudo”, comentou.

 

A professora de yoga Edineia Mangabeira, residente em João Pessoa, também achou o projeto da professora Cícera uma bela iniciativa. Ela compartilhou o link da matéria em sua página do Facebook e o post obteve centenas de “curtidas” e gerou mais de 1600 compartilhamentos. “Esta iniciativa é fantástica e deveria fazer parte do currículo escolar, pois promove na criança a atenção e concentração, consciência corporal, ajuda a ter mais equilíbrio para lidar com as diferenças e dificuldades não só na escola, mas também em casa ou em qualquer outro lugar, promove a autoconfiança, traz relaxamento, desperta para escuta, porque não é possível aprender bem se não sabe escutar. A educação respiratória é um elemento essencial na educação psicomotora, a regularidade do ritmo respiratório traz vitalidade para as vias respiratórias e ajuda a fixar a atenção. A prática deveria ser utilizada pelos educadores todos os dias e fazer do aluno um agente multiplicador”, ressaltou Edineia, que também parabenizou a professora pela iniciativa.

 

Diego Lins, instrutor de yoga em João Pessoa, que também compartilhou o post, afirmou que “O Yoga dá soluções saudáveis, baratas e eficazes contra muitos problemas (físicos e sociais). Cuidar-se é mais fácil do que a gente imagina”.

 

Liga pela Paz – As aulas de meditação e equilíbrio emocional realizadas pela professora Cícera Freire foram reforçadas com a metodologia Liga pela Paz, que começou a ser aplicada em 2014 na rede estadual. A proposta da iniciativa complementa as ações da professora de Cajazeiras, isto é, pretende implantar uma cultura de paz e não violência nas escolas, bem como contribuir para melhoria da aprendizagem e da convivência dos alunos.

 

A Liga pela Paz já conseguiu reduzir em 34% os comportamentos problemáticos na sala de aula, como: agressividade destrutiva, hiperatividade e tristeza/depressão. Este ano, além dos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, a metodologia se estende aos estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II, com conteúdo teórico e atividades psicopedagógicas ministradas por professores de Artes.

 

Secom-PB

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe