A Paraíba o tempo todo  |

Pós-graduação da UEPB sobem notas

 A pós-graduação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está cada vez mais consolidada e avançando em seu nível de excelência. Os dados da mais recente avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (Capes) comprovam a evolução dos cursos stricto sensu da Instituição. O resultado revelou o melhor desempenho dos cursos na avaliação em 11 anos de existência dos programas de pós-graduação da Universidade.

Conforme os dados da Capes, os programas de Literatura e Interculturalidade, Ciências Agrárias, Ecologia e Conservação e o Mestrado Profissional em Formação de Professores avançaram da nota 3 para a nota 4 e para coroar ainda mais esse bom desempenho, o programa de Etnobiologia e Conservação da Natureza subiu da nota 4 para 5, o que é um indicador bastante positivo da evolução da pós-graduação da UEPB, acrescentando-se a isso o fato de que nenhuma pós caiu de desempenho na avaliação.

O programa de Etnobiologia e Conservação da Natureza, aliás, que conta com mestrado e doutorado em funcionamento no Câmpus de Campina Grande, através da parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA) e com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), é o primeiro da Universidade Estadual da Paraíba a atingir a nota 5.

Os outros programas que subiram de conceito, passando a ter nota 4, se juntam aos de Odontologia, Ciência e Tecnologia Ambiental, Relações Internacionais e ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, que já possuem essa nota. Com esse bom desempenho, agora metade dos programas de pós-graduação da UEPB possuem a nota 4, o que habilita a Instituição a solicitar a criação de mais cinco cursos de Doutorado.

Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB, a professora Maria José Lima comemorou o resultado e enfatizou que essa evolução por meio da consolidação dos programas se deu com superação e comprometimento da Administração Central da Universidade que, em anos de crise e redução de verbas para pesquisa, com dificuldades nos repasses de recursos, não mediu esforços para que a pesquisa na Instituição não retrocedesse.

“Gostaria de parabenizar a todos os docentes pela responsabilidade, pelo esforço com que vêm se dedicando aos programas. Podemos dizer que apesar desses programas terem iniciado suas atividades nos últimos anos não tivemos queda e nem descredenciamento de nenhum programa da UEPB. O credenciamento na escala de avaliação é de 1 a 7. Temos muito a fazer ainda, mas acredito que estamos no caminho da consolidação da pós-graduação da UEPB”, comentou a professora Maria José.

A pró-reitora destacou que as conquistas são fruto de um conjunto de fatores e lembrou que, apesar das dificuldades nestes últimos anos de atividades, a Instituição conseguiu vencer os obstáculos, o que está demonstrado pelos resultados da avaliação da Capes. “Compreendemos que ainda estamos longe da excelência máxima, mas estamos a vencer todos os dias, encontrando soluções criativas e a estimulando o potencial de docentes e discentes”, frisou.

Maria José ainda ressaltou o apoio de parceiros como Embrapa, Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Regional do Cariri (URCA) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que mantêm programas em associação com a Universidade Estadual da Paraíba, como fatores também fundamentais para o avanço da pós-graduação da Instituição.

Fazem parte das políticas da PRPGP o financiamento de traduções e publicações de artigos em revistas científicas qualificadas e, junto a Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI), a tradução das páginas dos programas para Língua Inglesa, o estímulo de docentes a estágios pós-doutorais e participação em eventos científicos nacionais e internacionais. Além disso, os coordenadores dos programas são incentivados a participar de eventos nacionais da área de conhecimento, com demais coordenadores, além de avaliações dos programas junto à Capes.

Para o pró-reitor adjunto da Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB, professor Cidoval Morais, essa conquista reflete o empenho da Administração Central em apoiar a pós-graduação mesmo em momento de forte crise. Ele frisou que nos anos anteriores, quando a Capes cortou verbas da pesquisa, a UEPB custeou os recursos para que as pesquisas não parassem. Assim, os programas não sofreram interrupção. O coordenador geral de pesquisas da Instituição, professor Carlos Meneses, também comemorou o resultado e destacou o esforço da Administração Central na busca por excelência dos programas.

O reitor Rangel Junior ressaltou que o bom desempenho na avaliação da Capes reflete a “dedicação, competência técnica, escolhas adequadas, política justa e incondicional apoio a todos os programas na hora do maior sufoco”. Segundo ele, no futuro ainda haverá muitas conquistas a celebrar como resultado desses aspectos.

A equipe da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa reconhece o afinco e a dedicação de todas as pessoas que contribuem para este sucesso (docentes, discentes e técnicos administrativos), citando especialmente os coordenadores e adjuntos dos programas, que se esmeram na implementação e discussão das políticas institucionais da UEPB, através da Câmara de Pós-Graduação e do Conselho de Coordenadores, órgãos ligados à PRPGP que congregam os coordenadores e adjuntos dos programas para discutir e definir políticas de pós-graduação na UEPB.

Com 51 anos de história, a UEPB conta atualmente com 21 mestrados e cinco doutorados. Os cursos estão distribuídos nas grandes áreas do conhecimento da Capes (Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, Engenharias, Multidisciplinar, Ciências Exatas e da Terra, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas). São seis mestrados profissionais, 15 mestrados acadêmicos, além dos cinco doutorados.

Atualmente, mais de 250 docentes atuam nos programas de pós-graduação, dentre os quais 189 são do quadro efetivo da UEPB. Nesses 11 anos de pós-graduação da UEPB foram formados 1.266 mestres e 38 doutores, conforme dados da PRPGP..

Redação com assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe