O Centro de Referência para Inclusão Social e Produtiva da Comunidade Maria de Nazaré realiza nesta segunda-feira (22), a partir das 9h, aula inaugural dos cursos de informática básica, pedreiro de acabamento; pedreiro azulejista (assentador de cerâmica); pedreiro emassador de parede e assentador de telhado; mosaico e pintura decorativa e empreendedorismo, que acontecerão na unidade. O Centro de Referência, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), está localizado na Rua Adrísio Mota de Sousa, s/n, Funcionários II.
A aula inaugural será ministrada pelo secretário de Desenvolvimento Social, Lau Siqueira. Os cursos duram em média três meses e são totalmente gratuitos. As aulas normais acontecerão a partir da terça-feira (23), no próprio Centro de Referência, no período da manhã ou tarde, de acordo com a opção de curso escolhida pelo aluno no ato da inscrição.
Os alunos e seus familiares terão acompanhamento de uma psicóloga, uma pedagoga e uma assistente social, visando fortalecer o processo de inclusão produtiva e social, o protagonismo e a sua autonomia. A proposta é estimular e fortalecer habilidades produtivas, possibilitando a efetiva inserção destes profissionais e aprendizes no mercado formal de trabalho ou em atividades organizadas em sistema de economia solidária.
Um dos objetivos do Centro é tornar a Comunidade Maria de Nazaré espaço de prática profissional no processo de formação/qualificação dos trabalhadores e aprendizes, a fim de que possam melhorar as condições de habitabilidade em suas residências e na localidade, com a reforma e melhoria das condições físicas de 50 moradias e de áreas de convivência coletiva.
Também terão início oito oficinas que discutirão, entre outros temas, direitos sociais e humanos; habitabilidade e meio ambiente; exclusão e inclusão econômica e social; mercado de trabalho e desemprego, geração de trabalho e renda no processo de construção da cidadania. Ao todo foram disponibilizadas 152 vagas para os cursos e 400 vagas para as oficinas.
Secom PMJP