Por pbagora.com.br

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) enviou para as Secretarias de Estado da Educação de todas as unidades federativas os números referentes às inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio de 2020. Na Rede Estadual de Ensino da Paraíba, 21.425 estudantes da 3ª série do ensino médio fizeram a inscrição para as provas, o que representa 73% do total de 29.390 alunos matriculados, maior percentual de todo o Brasil quando analisado proporcionalmente. O número é superior a 2019, em que o percentual foi de 65%.

O secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, comemorou o número de inscritos e lembrou que o índice é fruto de um trabalho de incentivo aos alunos a acreditarem em seus projetos de vida. “Esse número é resultado de um trabalho que a Secretaria de Educação e da Ciência e Tecnologia vem realizando junto com as Gerências Regionais e as escolas para mobilizar, cada vez mais, os estudantes a acreditarem que podem ter seus projetos de vida realizados. É só eles observarem a quantidade de mais de 3.800 aprovados este ano em toda a Rede Estadual de Ensino. Isso faz com que eles procurem melhorar a cada dia, é um reflexo de todo o trabalho que vem sendo feito pelo Governo do Estado”, refletiu o secretário.

No ano passado, os alunos da Rede Estadual de Ensino da Paraíba atingiram a marca de 3.865 aprovações em universidade públicas, sendo 225 delas em primeiro lugar. O índice foi o maior já registrado em toda a história. No total, foram 747 aprovações para a UFPB, 364 para o IFPB, 1050 para a UEPB, 1216 para a UFCG, 207 para outras instituições de ensino do Nordeste e 281 entraram em faculdades privadas pelo ProUNI.

O crescimento nos números é reflexo das ações de estímulo e preparação para o Exame que o Governo do Estado realiza por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, como o Se Liga No Enem Paraíba, que em 2019 se tornou um programa e ocorre em vários formatos: Festival, Egressos, Na Escola, Núcleo de Redação e Simulados. Este ano, devido à suspensão das aulas presenciais como medida de prevenção ao novo coronavírus, o programa está sendo reformulado e o novo formato vai ser apresentado em breve.

Mesmo diante das mudanças no ensino causadas pela pandemia, o secretário Cláudio Furtado motivou os alunos da Rede Estadual a seguirem acreditando nos próprios sonhos. “Acreditem! A prova que eles podem são os próprios colegas que já entraram nas universidades públicas. Eles devem acreditar nos sonhos e estão bem preparados para isso. Têm capacidade e formação para entrar em qualquer universidade”, finalizou o secretário.

PB Agora

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Professora Célia Regina aponta autonomia e política estudantil como prioridades na UEPB

A professora Célia Regina, pró-reitora de Gestão de Pessoas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e pré-candidata à Reitoria da instituição, garantiu em entrevista realizada nesta quarta-feira (23), na Rádio…

Inquérito sorológico vai ser feito na PB para avaliar retorno de aulas presenciais

Um “inquérito sorológico” vai ser realizado em duas mil residências da Paraíba para avaliar a possibilidade do retorno às aulas presenciais nas escolas paraibanas. A informação foi repassada pelo secretário…