A Paraíba o tempo todo  |

Paraíba registra redução de números de inscritos no Enem 2021

Como reflexo da pandemia, a Paraíba registrou uma redução de 42,14% no número de inscrições confirmadas para o Exame Nacional do Exame Médio 2021, se comparado com o ano anterior.

Ao todo, 93.452 paraibanos estão inscritos para este ano, contra 161.493 do ano passado, segundo informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Governo Federal responsável pelo concurso.

A Paraíba foram inscritas 119.155 pessoas para fazer a prova, mas desse universo, 25.703 pessoas não pagaram a taxa de R$ 85 que é exigida para a validação da inscrição.

A Paraíba segue uma tendência nacional, onde também houve redução. Ao todo foram 3.109.762 inscritos, contra 5.687.397 do ano anterior. São mais de dois milhões de inscritos a menos e a menor quantidade de inscrições desde 2005.

Os especialistas, apontam a pandemia de coronavírus como responsável por esta redução. Isso porque, o vírus provocou fechamento de escolas e uma maior dificuldade de preparação, o que deve tornar o Enem menos inclusivo.

Os dados sobre o perfil do candidato paraibano comprovam uma menor inclusão. Prova disso é que apenas 8.398 dos candidatos com inscrição confirmada se declaram negros. E apenas 895 são indígenas. Por outro lado, 31.860 candidatos são brancos. Com relação ao sexo, 55.922 são do sexo feminino e 37.530 são do sexo masculino.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe