A Paraíba o tempo todo  |

Online e gratuita, biblioteca da Capes cresce em volume de acessos

Acervo tem sido utilizado para auxiliar estudos sobre o coronavírus

O isolamento social, fator que tem impedido os estudantes de frequentarem as bibliotecas das instituições de ensino, tem levado os alunos a buscarem os conteúdos dos acervos online para dar continuidade às suas pesquisas. O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES), por exemplo, registrou quase seis milhões de downloads de textos e publicações na íntegra somente no mês de abril. 

O acesso gratuito aos acervos completos tive um aumento de 7,5% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Em abril do ano passado, foram computados 5,3 milhões de acessos, já este ano, o número chegou a 5,7 milhões.

Os textos têm sido acessados por diversos pesquisadores da pós-graduação, inclusive àqueles que se dedicam aos estudos sobre a Covid-19. Para Benedito Aguiar, presidente da CAPES, o Portal de Periódicos é uma das ferramentas que podem contribuir diretamente no enfrentamento à pandemia, pois garante o acesso ao que às pesquisas mais recentes que estão sendo feitas em todas as regiões do mundo.

Segundo dados divulgados pelo órgão, a Universidade de São Paulo (USP) foi uma das instituições que apresentou grande crescimento de arquivos baixados. Passando de 713 mil, em abril de 2019, para 1,1 milhão este ano, representando um aumento de 54%. Outra instituição de ensino de destaque foi a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Saindo de 237,1 mil para 267,5 mil.

Por conta da pandemia, o Portal de Periódicos está com acesso gratuito a alguns editores internacionais que abordam temas relacionados à Covid-19. A maior biblioteca virtual do Brasil, oferece mais de 45 mil títulos que podem ser acessados por estudantes de mais de 400 instituições de ensino superior.

*Com Informações da CAPES

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe