A Paraíba o tempo todo  |

Especialista alerta o que fazer antes que o celular seja roubado

Essa é uma história verídica: Tive o celular (um iPhone 7) furtado no último fim de semana e houve tentativas, afortunadamente sem sucesso, de hackear minhas contas. Nesse artigo vou explicar como me protegi, na esperança de que você se proteja também. Isso antes que tenha o celular roubado, furtado ou perdido. ?

Após perceber que meu celular não estava no meu bolso comecei a dar valor a todas as ações de proteção que tomei. Consegui ligar para o Nubank, que cancelou o cartão (pois é, eu colei aquele lindo porta cartão roxo que eles mandam na traseira do celular e por isso foi tudo junto: celular e cartão de crédito). Por um momento pensei que para cancelar o cartão do Nubank eu precisaria do aplicativo do mesmo, mas eles possuem um número que podemos ligar. E você consegue cancelar seu cartão após confirmar alguns dados. Nota importante: você precisa estar sóbrio o suficiente para confirmar seus dados. Não entrarei em detalhes aqui como fiz.

O telefone estava bloqueado com um código numérico de 6 dígitos (padrão nas últimas versões do iOS). E não era nada do tipo “000000” ou “123456”. Dá um negócio escrever isso. Na verdade, gostaria de escrever que meu código era alfanumérico (que é mais seguro, em geral), mas não era. Mesmo assim, era “aleatório” o suficiente, creio eu, então confiei que o ladrão não conseguiria desbloquear o aparelho. Como todos os dedos de ambas as minhas mãos estavam no lugar, achei que o ladrão também não tinha minhas digitais para tentar o Touch ID. ?

Ao chegar em casa, fiz login no iCloud utilizando meu Apple ID para usar o Find My iPhone, que estava ativado. A última localização conhecida foi onde eu estava mesmo, ou seja, o danado desligou o telefone, removeu o chip ou fez alguma outra coisa para que este ficasse sem sinal.

Também recebi o seguinte e-mail do Facebook:

E-mail do Facebook para confirmação de alteração de senha

Ou seja, o abençoado tentou resetar minha senha do Facebook. Como? Bom, o aplicativo do Facebook para iOS não pede senha ao abrir, então deduzi que o ladrão não tinha conseguido desbloquear o telefone. Cliquei no link “avise-nos” destacado no fim da mensagem, verificando que era do Facebook mesmo, só para bloquear novas tentativas.

Daí vem minha primeira hipótese: o ladrão queria tomar minha conta do Facebook. Como no Facebook é possível logar via número de telefone, imagino que ele tenha removido o chip do telefone, posto em outro para ver o número e tentado resetar a senha pelo site do Facebook, bastando apenas para isso ter o meu número:

Tela de recuperação de senha por número de telefone no Facebook (não é exigido nome de usuário)

Não sei como pretendiam clicar no link que chega no meu e-mail. Talvez esperassem que a confirmação chegasse via SMS. ?‍♂️

Fiz um boletim de ocorrência no site da Polícia Civil e marquei a caixa que os autoriza a bloquear o IMEI do telefone, para que este se torne inútil. Pois é, eu tinha o IMEI e o número de série (ambos necessários para o bloqueio pela polícia) anotados. Também liguei para a operadora e pedir para bloquear o chip.

O golpe comum no Brasil de colocar o chip em outro aparelho e começar a falar no WhatsApp com seus amigos e familiares pedindo dinheiro se passando por você também não rolou, pois minha conta do WhatsApp era protegida por um PIN, que é a autenticação de dois fatores do WhatsApp.

Vamos às dicas para cada momento:

Enquanto seu celular está com você:

  1. Anote marca, modelo, IMEI e número de série do seu aparelho em algum lugar. Também o PIN e PUK do chip (vem no cartão). Pode ser mandando um e-mail para você mesmo e deixando-o lá para sempre.
  2. Utilize um bom código alfanumérico (letras e números). Nada de padrões de desenho (em Android) ou códigos numéricos como “1234”, “0000” ou afins. Jamais use um telefone sem código de bloqueio.
  3. Utilize autenticação de dois fatores em todas as suas contas de redes sociais e serviços de Internet (Facebook, Instagram, Gmail, etc), mas nunca por SMS, pois eles têm acesso ao chip quando obtêm seu telefone! Use sempre por aplicativo (recomendo o Authy porque você pode usar no desktop e no celular (e em outros dispositivos) – aí se perder o celular você ainda tem o app no desktop pra te dar os tokens).
  4. Imprima os códigos de recuperação do aplicativo de autenticação de dois fatores escolhido no passo acima e guarde em casa, porque com o celular você perde o aplicativo de autenticação de dois fatores junto!
  5. Habilite a autenticação de dois fatores (via PIN) no aplicativo do WhatsApp (Ajustes -> Conta -> Confirmação em duas etapas). Do contrário você pode ser vítima do golpe de falsidade ideológica que comentei no texto.
  6. Sempre habilite o Touch ID ou senha para todos os aplicativos que suportam. Normalmente os de banco suportam. Para e-mails, sei que o Outlook suporta. Dessa forma, mesmo que o gatuno roube seu telefone desbloqueado, não verá seu e-mail e não acessará os apps dos bancos.
  7. Habilite o PIN do chip (no iPhone esta configuração fica em Ajustes -> Celular -> PIN do SIM). Dessa forma, será solicitada uma senha quando o meliante colocar seu chip em outro aparelho. Lembrando que o chip já vem com um PIN da operadora, que você vai precisar para alterar. Os padrões são Vivo: 8486; TIM: 1010; Claro: 3636; Oi: 8888 mas o correto mesmo é ver no cartão do qual o chip é destacado quando vem. Todo cuidado é pouco aqui, pois é muito fácil bloquear o chip ao tentar desbloqueá-lo incorretamente 3 vezes. Aí só ligando pra operadora, ou usando o PUK para desbloquear.
  8. Desabilite a visualização de SMS na tela bloqueada (para que o conteúdo do SMS não seja mostrado). É uma boa ideia desabilitar quaisquer outras notificações também, ou pelo menos previnir que seu conteúdo seja exibido na tela bloqueada.
  9. Desabilite a Siri (iOS) na tela bloqueada (Ajustes -> Siri -> Permitir Quando Bloqueado). Do contrário, basta que alguém pergunte “Qual o meu nome?” para saber seu nome, telefone, empresa (dependendo do que constar no seu contato), como mostra a captura de tela abaixo:

Siri entregando seus dados pra qualquer um

Também é possível pedir à Siri para “Mostrar ligações perdidas”. A ordinária vai mostrar a última ligação perdida somente, mas é possível inclusive retornar a ligação, mesmo com a tela bloqueada:

Siri mostrando quem te ligou e permitindo retornar

As medidas acima você deve tomar agora que tem seu telefone com você, pois todo cuidado é pouco. Vale ressaltar que os ladrões de rua, os “mão leve” podem não ser especialistas em TI, mas certamente existe um “departamento de TI do crime” onde eles levam estes celulares roubados e lá pessoas que entendem do assunto tentam hackear suas contas.

Se todas essas medidas forem tomadas, acho que você pode ficar tranquilo como eu fiquei. Pra ser honesto, eu não segui a recomendação de número 7, sobre o PIN do chip e só por isso conseguiram meu número pra tentar resetar a senha do Facebook. Mesmo assim não rolou, pois meu 2FA no Facebook era via app, não SMS (isso porque segui bem a recomendação de número 3) mas serviu pra ver onde vacilei.

Depois de ser roubado/furtado ou perder o celular:

Se você desconfia que perdeu o celular (não é roubo, nem furto), pode tentar localizar o aparelho, mas tenha em mente que quanto mais tempo você deixar o chip habilitado, mais tempo os bandidos têm para tentar as fraudes. Já aconteceu de eu perder o celular e só conseguir ligar pra ele dois dias depois, pois quem achou não tinha um carregador de iPhone à mão. Se eu tivesse bloqueado o aparelho ou o chip, não conseguiria ligar. Então aqui é sempre delicado. Depende do que rolou e o do nível de risco que você quer assumir (sinta em seu coração), mas:

  1. Ligue para a sua operadora e informe o ocorrido. Eles vão bloquear o chip.
  2. Faça um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou pela Internet. Você vai precisar dos dados lá do passo 1 do que fazer enquanto seu celular está com você.
  3. Desconecte o dispositivo das suas contas de e-mail, redes sociais e outros serviços (é impossível enumerar todos, mas serviços comuns são Gmail, Facebook, Instagram, Twitter, Spotify, etc).
  4. Programe a deleção dos dados pelo site do fabricante (Google, Apple, etc).

No novo telefone:

Se não teve jeito e você comprou um telefone novo, tudo bem. Vida nova. Só fica esperto porque se você fizer mantiver o mesmo número, os criminosos podem tentar entrar em contato via ligação, SMS, WhatsApp, iMessage, etc se passando pela fabricante do telefone, dizendo que o acharam e pedindo as credenciais do iCloud, por exemplo. Com elas, é possível desbloquear o telefone roubado. Não caia nessa. ?

Roubo, perda e furto de telefones são muito comuns em grandes cidades. É importante que você seja precavido. Quem tiver outras dicas, só postar nos comentários que incorporo aqui. Se quiser me contar como fazer pra Android as configurações acima, comenta aí também. Ah, depois de fazer tudo isso no seu telefone, seja um bom amigo e compartilhe este artigo com todo mundo que tem um smartphone pelo bem da nação. ?

 

Atualização: – Adicionei uma captura de tela da Siri entregando quem te ligou e recomendei o Authy expressamente, pois parece ser realmente melhor que Duo Mobile e Google Authenticator, já que pode ser utilizado em vários dispositivos (incluindo no desktop) e possui suporte ao Touch ID.

 

Por Humberto Júnior ( Especialista em Segurança da Informação) com  Mentebinária

Agradecimentos a Fernando Mercês (administrador no Mentebinária) que fez esse tutorial da vida real e cedeu gentilmente para o PBAgora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe