A Paraíba o tempo todo  |

Nesta 2ª: UFPB decide sobre início do período 2020.1 com aulas virtuais

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) pode dar início ao período 2020.1 no mês de setembro exclusivamente na modalidade ensino remoto. Uma proposta com esse teor será analisada nesta segunda-feira (27) pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). A reunião está marcada para as 9h e ocorrerá de forma virtual.

Para o Sindicato dos Professores da UFPB (Adufpb), a proposta precisa ser analisada com cautela. A entidade alerta para o fato de existiram muitas falhas no processo de ensino remoto implantado até agora pela universidade. No início do mês de julho, a Adufpb já havia divulgado uma nota oficial analisando a possibilidade de início do período 2020.1 e apontando que a experiência acumulada até o momento – como o encerramento do período 2019.2 e o processo de ensino complementar – indicou problemas que precisam ser resolvidos para garantir a qualidade do ensino.

Entre as falhas encontradas estão a dificuldade de acesso e permanência dos estudantes nas aulas virtuais, a dificuldade de alguns docentes de atuar com sucesso nas sistemáticas didático-pedagógicas do ensino remoto e o uso, por parte dos professores, de recursos materiais próprios e não disponibilizados pela instituição (leia a nota na íntegra: http://www.adufpb.org.br/site/nota-periodo-2020-1-ainda-nao-e-tempo/).

O presidente da Adufpb, Fernando Cunha, explica que, independentemente da decisão do Consepe nesta segunda-feira, o sindicato está programando uma série de plenárias, a serem realizadas por centros de ensino, para discutir exclusivamente o novo calendário proposto. “Dependendo das posições que saírem das plenárias, iremos realizar uma assembleia virtual para tratar dessa questão”, explica Fernando Cunha.

As atividades presenciais da UFPB estão suspensas desde março devido à pandemia do novo coronavírus. O período 2019.2 foi concluído de forma remota e, em junho, a instituição iniciou um processo de aulas virtuais, porém de caráter complementar e não obrigatório. Na última sexta-feira (24), a universidade divulgou uma minuta de resolução com proposta de início do período 2020.1 no mês de setembro e esse documento será apreciado pelo Consepe nesta segunda-feira.

Conforme a minuta, o “Período Regular Remoto será realizado por meio de ensino remoto e tem por finalidade fortalecer o vínculo institucional e possibilitar a aprendizagem dos discentes com a oferta de componentes curriculares”. O documento apresenta um calendário das atividades, início do período 2020.1 em 8 de setembro e término em 12 de dezembro.

Ascom Adufpb

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe