A Paraíba o tempo todo  |

Material com questões do Enem é distribuído a estudantes da PB

A Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio do Programa Vestibular Social do Governo do Estado (PBVest), iniciou nesta semana a distribuição de material com questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009 a 2012. No total, serão distribuídos 35.500 exemplares do livro “Enem – Passo-a-passo” entre todos os estudantes e professores da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual e alunos do PBVest.

 

De acordo com o coordenador estadual do PBVest, Américo Falcone, as questões reunidas no livro foram divididas por assunto e não só gabaritadas, mas resolvidas uma a uma. “Assim, o aluno poderá estudar em casa ou em qualquer local, diminuindo a necessidade de um professor”, afirmou. Ele salientou que somente a rede estadual ofereceu aos estudantes um material voltado integralmente para questões do Enem.

 

“Nós saímos na frente. Hoje, não adianta nenhum livro que não tenha questões do Enem. As questões do sistema tipo PSS ou vestibular tradicional não interessam mais aos alunos do Ensino Médio porque o que interessa são as questões com contextualização, interdisciplinaridade e aplicabilidade”, disse o coordenador.

 

Os livros estão sendo entregues desde a última quarta-feira (10). Até sexta-feira (12), 70% do material já havia sido distribuído entre os estudantes e professores em todo o Estado.

 

Segundo módulo do PBVest – Ainda segundo o professor Américo Falcone, os 5.860 estudantes inscritos no PBVest deverão receber o segundo módulo do Estudo Dirigido, que auxilia no acompanhamento das aulas online, a partir de agosto. O material é composto pelo conteúdo programático do segundo semestre das aulas à distância do programa. No total, entre o primeiro e segundo módulos do Estudo Dirigido e o livro com as questões do Enem, serão entregues 98.500 materiais aos estudantes da rede estadual.

 

Estudantes aprovam PBVest – A estudante da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Lyceu Paraibano, Mickaelli Azevedo de Souza, participa das aulas do PBVest no polo de João Pessoa. Ela afirmou que as aulas são bastante produtivas e que consegue absorver o conteúdo repassado. “Eu me sinto preparada para fazer o Enem, principalmente agora com a ajuda do PBVest. O programa é muito importante porque tem pessoas que não têm condições de pagar um curso particular e o governo disponibiliza essa preparação para a gente. Eu tenho 100% de aproveitamento das aulas”, disse.

 

Já Jocielen Souza Fernandes, também da 3ª série do Lyceu Paraibano, assiste as aulas do PBVest no polo de Santa Rita. “As aulas são boas e eles explicam bem. Como vou fazer vestibular este ano, acabo vendo alguns assuntos nas aulas do PBVest que não vejo na escola. É melhor porque eles explicam de uma forma mais fácil e a compreensão é mais rápida. O PBVest ajuda a preparar para o vestibular, mas eu estudo em casa para complementar”, afirmou.

 

PBVest – O PBVest é um programa destinado aos alunos que estão cursando a 3ª série do Ensino Médio em escola pública ou que tenham concluído seus estudos na rede estadual. As aulas acontecem aos sábados, das 7h30 às 17h50, com intervalo para almoço, que é oferecido nas escolas onde o programa acontece, do meio dia às 13h30. As aulas do PBVest 2013 começaram em 11 de maio em 37 polos localizados em vários municípios do Estado e prosseguem até 31 de outubro. As aulas são transmitidas online com a presença de monitores nas salas de aula para sanar as eventuais dúvidas que surjam.

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe