Por pbagora.com.br

Em 17 e 24 de junho, especialistas em educação, familiares e estudantes participam dos debates. A transmissão pelo YouTube é aberta ao público

Como garantir o diálogo e a criação de vínculos entre família e escola para apoiar os estudantes durante o tempo de ensino remoto? O que fazer para planejar aulas com acessibilidade e desenho universal para aprendizagem (DUA) e garantir a participação de todos os alunos? Como garantir a equidade na classe comum quando acontecer o retorno às aulas presenciais, considerando as experiências distintas vividas pelos estudantes durante o isolamento? São questões como essas que a série “Educação inclusiva durante a pandemia”, promovida pelo Instituto Rodrigo Mendes (IRM) e pelo portal DIVERSA, vão colocar em debate, reunindo especialistas em educação, familiares e estudantes.

Os webinários são abertos ao público e vão tratar de assuntos referentes à inclusão escolar em tempos de pandemia do novo coronavírus. Sempre às quartas-feiras, às 16 horas (Brasília), as videoconferências terão recursos de acessibilidade como janela de Libras, legenda e audiodescrição. Todas serão abertas ao público – para participar, não há necessidade de fazer inscrição previamente.

Em 17 de junho, o tema será Possibilidades pedagógicas para atividades a distância. E, em 24 de junho, o tema é Garantia da equidade no retorno às aulas presenciais. Ao final da conversa de cada webinário, o público será convidado a enviar  perguntas via chat para os debatedores. Todo o conteúdo da série ficará disponível depois das transmissões ao vivo no Canal do Youtube do Instituto Rodrigo Mendes.

O primeiro debate – Diálogo e criação de vínculo entre escolas e famílias aconteceu em 10 de junho e está disponível no canal do Youtube do Instituto. Participaram Rodrigo Hübner Mendes (fundador e superintendente do IRM), Luciane Fridschtein (mãe de David e Arthur, autora do relato de experiência Mãe inicia pós-graduação para ajudar escola a se tornar inclusiva para filho, publicado no portal DIVERSA, e servidora pública municipal de Manaus) e Andrea Duque (diretora do Núcleo de Apoio à Saúde da Comunidade Escolar – NASCE, em Cruzeiro/SP).

Serviço

Série “Educação inclusiva durante a pandemia”

17 de junho, às 16 horas – Possibilidades pedagógicas para atividades a distância

24 de junho, às 16 horas – Garantia da equidade no retorno às aulas presenciais

Local: Canal do Youtube do Instituto Rodrigo Mendes – www.youtube.com/InstRodrigoMendes

Sobre o Instituto Rodrigo Mendes – O Instituto Rodrigo Mendes (IRM) é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão colaborar para que toda pessoa com deficiência tenha uma educação de qualidade na escola comum. Para isso, desenvolve projetos de pesquisa, formação continuada e consultoria na área da educação inclusiva em várias partes do mundo. Nos últimos anos, o Instituto Rodrigo Mendes formou 3 mil educadores, de 20 estados brasileiros, que impactaram diretamente 265 mil estudantes. Desde 2015, o IRM apóia o Ministério da Educação de Angola na criação de uma Política Nacional de Educação Inclusiva. Essa Política foi assinada pelo presidente angolano em 2017 e está em fase de implementação. O projeto vai impactar centenas de milhares de crianças e adolescentes em idade escolar.

Redação

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