A Paraíba o tempo todo  |

Instituições superiores na Paraíba oferecem vagas através do Sisu

Todas as vagas oferecidas para o ano letivo 2019 pelas instituições públicas de nível superior da Paraíba têm como porta de entrada o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), instrumento pelo qual as universidades públicas oferecem vagas a candidatos que se submeteram ao Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Na Paraíba, apenas o IFPB e UFCG divulgaram o número de vagas a serem preenchidas para o ano letivo 2019.1. A UFPB e UEPB estarão divulgando os números nos próximos dias.

 

Podem concorrer às vagas do Sisu os estudantes que tenham feito o Enem 2018 e obtido nota acima de zero na prova de redação. Além disso, os candidatos poderão se inscrever no processo seletivo em até duas opções de vaga, especificando, em ordem de preferência, as suas opções em instituição de educação superior participante, com local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência.

 

O Sisu permite que o candidato escolha um curso numa das 130 instituições públicas participantes, espalhadas por todo território nacional. Pelas normas do edital, as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, por meio da página eletrônica do Sisu, de 22 de janeiro de 2019 até as 23h59 de 25 do mesmo mês, observando o horário oficial de Brasília. O número total de vagas oferecidas pelas universidades, bem como o número de instituições e o prazo para o lançamento, ainda serão divulgados.

 

A primeira edição do processo seletivo de 2019 será constituída de uma única chamada regular e o resultado será divulgado no dia 28 de janeiro de 2019. Já as matrículas ou registros acadêmicos dos candidatos selecionados deverão ser feitas nas instituições para as quais foram selecionados, na chamada regular, entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro de 2019. Os escolhidos devem observar, porém, os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio.

 

O IFPB oferece 1.350 vagas em 37 cursos superiores por meio do Sisu 2019. Para concorrer às vagas, os estudantes que fizeram o Enem 2018 deverão se inscrever entre 22 e 25 de janeiro do próximo ano, no site do Sisu. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet. O candidato poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de cursos. O resultado da chamada regular ocorre no dia 28 de janeiro de 2019.

 

Para participar da lista de espera, o candidato deverá manifestar interesse através da página do Sisu na internet, no período de 28 de janeiro de 2019 até as 23 horas e 59 minutos do dia 4 de fevereiro de 2019. No edital está explicado que o candidato só poderá manifestar interesse na lista de espera em apenas um dos cursos para o qual optou por concorrer em sua inscrição ao Sisu. Os selecionados na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderão participar da lista de espera, tenha realizado ou não a matrícula na instituição para a qual foi selecionado.

 

A UFCG, está oferecendo 3.160 vagas para os 76 cursos de graduação através do Sisu 2019 para os candidatos que participaram do Enem 2018. Os cursos de graduação oferecidos serão distribuídos em quatro Áreas de Conhecimento – I, II, III e IV – Ciências Exatas e Tecnológicas; Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Humanas e Sociais Ciências Agrárias.

 

Redação

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe