Quem vai realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 deve ficar atento ao período de inscrições, que começa já nesta segunda-feira (6). Os candidatos poderão se inscrever a partir das 10 horas por meio deste site. 

Para realizar a inscrição é preciso informar o número do CPF e a data de nascimento de acordo com os dados cadastrados na Receita Federal, um endereço de e-mail e número de telefone fixo ou celular válidos, indicar o município onde deseja realizar a prova, selecionar a língua estrangeira (inglês ou espanhol), além de criar uma senha de acesso. Se necessário, o candidato deverá solicitar atendimento especializado, específico e/ou pelo nome social. 

Uma novidade do Enem 2019 é que o participante poderá anexar no sistema de inscrição uma fotografia atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco, sem uso de óculos ou artigos de chapelaria, que enquadre desde a cabeça até os ombros. A inserção é opcional. 

O prazo para se inscrever termina no dia 17 de maio, mesma data em que se encerra o prazo para solicitar atendimento especializado e específico. O período para solicitação de atendimento por nome social vai de 20 a 24 de maio. 

O candidato deve anotar o número de inscrição e a senha cadastrada em local seguro, pois estes serão utilizados para o acompanhamento da inscrição, consulta ao Cartão de Confirmação da Inscrição, acesso aos resultados e também para se inscrever nos programa do Ministério da Educação (MEC), como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Programa de Financiamento Estudantil (Fies). 

O participante que não estiver no grupo de isentos precisa informar os dados solicitados para gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) para realizar o pagamento. A taxa de inscrição custa R$ 85 e pode ser paga em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios. O período para pagamento da taxa vai de 6 a 23 de maio. 

No mês de outubro — em data ainda não confirmada — será disponibilizado o cartão de confirmação com o local do exame. 

As provas

As provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, e o teste de redação serão aplicadas em 3 de novembro. A aplicação das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias será no dia 10 de novembro. 

 

Redação com GauchaZH

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Inscrições para 523 vagas da UFPB começam na próxima terça-feira

As inscrições para 523 vagas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) na segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020 começarão na próxima terça-feira (7). O prazo seguirá até…