A Paraíba o tempo todo  |

Estado oferta cursos de Língua Inglesa e Espanhola para estudantes e professores

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, lançou nessa quinta-feira (12), pelo canal da Secretaria no YouTube, o projeto educacional ‘Conexão Mundo’, com o objetivo de realizar formação continuada para professores de língua franca, dar oportunidade de monitoria para egressos da Rede Estadual e ofertar cursos on-line preparatórios de Língua Inglesa e Espanhola para estudantes da 1ª série do Ensino Médio. Os estudantes que tiverem o melhor desempenho terão a oportunidade de participar de estágios no exterior.
 
A ação faz parte da premissa de internacionalização da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia e será realizada por meio de parcerias com as instituições internacionais de Bournemouth And Poole College (Reino Unido) e Universidad de Salamanca (Espanha).Os editais para os professores de língua franca serão divulgados na próxima segunda-feira (16), com 180 vagas; para os monitores, com 40 vagas; e para os estudantes, com oito mil vagas,  sendo, quatro mil para Língua Inglesa e quatro mil para a Língua Espanhola. 
 
A live de lançamento do projeto contou com a participação, por meio de vídeo, do governador João Azevêdo; do Secretário de Educação, Claudio Furtado e dos Coordenadores gerais de Língua Inglesa e Espanhola da SEECT, Gilson França e Dayanna Lins.
 
O governador João Azevedo enfatiza o crescimento da educação na Paraíba. “Essa é mais uma ação do nosso governo voltada para a formação e qualificação dos nossos jovens. Nós sabemos o quanto a fluência em outros idiomas abre as portas para melhores oportunidades no mercado de trabalho, que a cada dia está mais competitivo e exigente, e dominar uma outra língua é, sem sombras de dúvidas, um diferencial, seja para conquistar a tão sonhada vaga de emprego ou para alcançar um bom desempenho para ingressar nas universidades, além de facilitar o acesso a outras culturas. A educação da Paraíba segue avançando e mostrando que podemos ir muito longe, graças à dedicação e engajamento dos gestores e professores e a vontade de voar alto de nossos alunos”, falou.
 
O secretário de Educação, Claudio Furtado, ressaltou a importância de mais um projeto voltado para Rede Estadual. “O Conexão Mundo pretende primeiramente fornecer como segunda língua o inglês e espanhol aos nossos estudantes, isso em parceria com instituições internacionais, como Bournemouth And Poole College e a Universidade de Salamanca. Essas parcerias serão importantes para os professores que atuarão como tutores, além da oferta de estágio para os estudantes no exterior. Todos os programas e projetos educacionais da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia visam deixar os estudantes bem preparados para o mundo, dando uma forte formação para que eles possam realizar seu projeto de vida”, disse.
 
Etapas – O projeto Conexão Mundo vai acontecer em três etapas: O curso preparatório e as formações serão a primeira etapa do projeto. Para os estudantes matriculados na 1ª série do ensino médio serão ofertados cursos de inglês e espanhol que irão prepará-los para as etapas seguintes; a segunda etapa consistirá nos exames de proficiência com certificações internacionais realizados no segundo semestre do próximo ano letivo; e a terceira etapa será as ações de internacionalização: os estudantes do ensino profissional da Paraíba que forem aprovados na primeira etapa do Conexão Mundo poderão participar de um edital exclusivo do Primeira Chance para que realizarem estágios nas Instituições Internacionais Parceiras.
 
Pela primeira vez, um projeto vai selecionar estudantes egressos para serem monitores das aulas dos cursos preparatórios. Estes devem estar cursando Letras Inglês, Letras Espanhol, Letras com dupla habilitação (Português-Inglês ou Português-Espanhol), Tradução e Língua Estrangeira Aplicada a Negociações Internacionais (LEANI) e Relações Internacionais. Esta ação incentiva o desenvolvimento acadêmico e profissional dos egressos, através do aperfeiçoamento de suas práticas pedagógicas.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe