Nesta terça-feira (06), haverá velório, cortejo fúnebre e cremação do programa do governo federal ‘Future-se’, dos cortes no orçamento da Educação e do projeto de reforma da Previdência, no campus da UFPB, em João Pessoa. O ato de protesto é organizado pelas entidades sindicais dos professores e dos servidores – Adufpb e Sintespb, respectivamente – e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Professores, servidores técnico-administrativos e estudantes vão realizar um velório simbólico durante todo o dia, em João Pessoa, para demonstrar o repúdio da comunidade universitária aos ataques do governo às instituições federais de ensino e aos direitos sociais e trabalhistas.

A atividade terá início às 9h, no Centro de Vivência do campus I. Os “corpos” serão “velados” em caixões durante toda a manhã e parte do período da tarde. Para as 11h30, está programada uma apresentação do Coletivo de Dança Redemoinho, com a performance “Se a Carapuça Servir”.

Às 16h, ocorrerá um “cortejo fúnebre” até a entrada do CCHLA, onde o velório ficará instalado até 19h, quando terá início um novo cortejo pelos centros de ensino do campus. Na sequência, os caixões irão retornar à entrada do CCHLA e haverá um ato crematório do Future-se, da reforma da Previdência e dos cortes no orçamento.

Deliberada pela plenária unificada dos segmentos da UFPB, no dia 25 de julho, a atividade tem como objetivo chamar a atenção da sociedade e mobilizar as diversas categorias contra os ataques do governo federal. A proposta também é convocar todos(as) para o 13 de agosto, Dia Nacional de Luta contra a reforma da Previdência, que será marcado por protestos em todo o país.

Compõem a organização da atividade o Sindicato dos Professores da UFPB (Adufpb), o Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba (Sintespb) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Programação:

SERVIÇO

“Funeral” na UFPB

Data: terça-feira, 6/8

Horários:

– 9h – Início da atividade no Centro de Vivência

– 11h30 – Apresentação do Coletivo de Dança Redemoinho, com a performance “Se a Carapuça Servir”

– 16h – Cortejo fúnebre até o CCHLA

– 19h – Cortejo pelos centros de ensino

– Encerramento com “ato crematório”

 

Redação com ascom da ADUFPB

Total
1
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

UFPB recepciona mais de 1,3 mil novos estudantes com trote verde nesta 4ª

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recepcionará 1.340 novos estudantes com trote verde, por meio do plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica nos espaços da instituição. A…

Dia dos Professores: João reforça trabalho do governo na valorização dos docentes

Nesta terça-feira (15) é comemorado o Dia do Professor e o governador João Azevêdo (PSB) fez questão de ressaltar a importância da data. Mesmo aposentado da função de docente, João…