Entenda o método de correção do exame

A hora mais esperada pelos estudantes depois do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 é o gabarito do exame. Quem leva o caderno de questões para casa tem a oportunidade de conferir o número de exercícios que conseguiu acertar, muitos na tentativa de calcular a nota. 

Os gabaritos e os cadernos de questões estarão disponíveis amanhã, quarta-feira, 13 de novembro. São três locais para consulta: site do Enem; portal do Inep e aplicativo do Enem disponível nas lojas virtuais de celular.

Mas, é possível saber a nota do Enem com o gabarito? O método de correção tem como base o TRI, a chamada Teoria de Resposta ao Item, que leva em conta o grau de dificuldade das questões durante a correção. Essa teoria analisa a coerência das respostas marcadas, atribuindo peso diferenciado para as respostas aleatórias e para os acertos garantidos por conhecimento. Por isso, não é possível saber a nota exata quando sai o gabarito, mas, dá para se ter uma ideia de como foi o desempenho geral na prova.

Com a nota obtida no Enem, os estudantes poderão cursar a graduação em universidades públicas e privadas. É possível também conseguir financiamento estudantil e participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade Para Todos (ProUni). 

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário