Por pbagora.com.br

Entenda o método de correção do exame

A hora mais esperada pelos estudantes depois do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 é o gabarito do exame. Quem leva o caderno de questões para casa tem a oportunidade de conferir o número de exercícios que conseguiu acertar, muitos na tentativa de calcular a nota. 

Os gabaritos e os cadernos de questões estarão disponíveis amanhã, quarta-feira, 13 de novembro. São três locais para consulta: site do Enem; portal do Inep e aplicativo do Enem disponível nas lojas virtuais de celular.

Mas, é possível saber a nota do Enem com o gabarito? O método de correção tem como base o TRI, a chamada Teoria de Resposta ao Item, que leva em conta o grau de dificuldade das questões durante a correção. Essa teoria analisa a coerência das respostas marcadas, atribuindo peso diferenciado para as respostas aleatórias e para os acertos garantidos por conhecimento. Por isso, não é possível saber a nota exata quando sai o gabarito, mas, dá para se ter uma ideia de como foi o desempenho geral na prova.

Com a nota obtida no Enem, os estudantes poderão cursar a graduação em universidades públicas e privadas. É possível também conseguir financiamento estudantil e participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade Para Todos (ProUni). 

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Notícias relacionadas

Guia reúne principais disciplinas cobradas nos vestibulares do país

Conteúdo é disponibilizado gratuitamente pelo Educa Mais Brasil Estudar para os maiores vestibulares do país é um dos maiores desafios dos estudantes do ensino médio. A tensão com as provas…

UEPB adota expediente estritamente on line para atender decreto do Governo da PB

Diante da publicação do Decreto Nº 41.053 de 23 de fevereiro de 2021, no qual o governador da Paraíba, João Azevêdo, estabelece medidas mais rigorosas para conter a disseminação do…