A Paraíba o tempo todo  |

Enem 2019: candidatos podem consultar redações nota mil comentadas por especialistas

Focused young African female entrepreneur deep in thought while working at a table in a modern office building lobby

As redações são temidas pelos participantes do Enem, pois exigem técnicas para a escrita no modelo dissertativo-argumentativo, além de uma argumentação baseada no repertório sociocultural. Para ajudar o participante a ter um bom desempenho, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) produziu um documento intitulado “Redação no Enem 2019 – Cartilha do Participante”, que traz dicas importantes do que fazer e não fazer na hora de escrever a redação.

A cartilha tem sete modelos de redações escritas no Enem 2018 que alcançaram nota máxima no exame. Com o tema ‘Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet’ dos 4 milhões de participantes apenas 55 produziram redações nota mil. Especialistas do Inep analisaram os textos publicados na cartilha, explicando ponto a ponto as produções. Os textos podem ser consultados individualmente aqui: Redação 1, Redação 2, Redação 3, Redação 4, Redação 5,
Redação 6 e Redação 7.

Em resumo, segundo o comentário dos especialistas, todos os textos:

– possuem uma proposta de intervenção para o problema apresentado no tema;

– têm repertório sociocultural produtivo no desenvolvimento da argumentação do texto;

– respeitam os direitos humanos;

– apresentam as características textuais fundamentais, como coesão e coerência;

– demonstram domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;

– atendem ao tipo textual dissertativo-argumentativo.

Enem 2019

Este ano, o Enem será realizado nos dias 3 e 10 de novembro. O exame é um dos principais meios de acesso ao ensino superior público, através do Sisu, e nas faculdades particulares, através do Prouni e do Fies. Além disso, instituições portuguesas também utilizam a prova como seleção de brasileiros para cursos de graduação. Ao todo, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 42 instituições de Portugal firmaram parceria.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe