Por pbagora.com.br
Focused young African female entrepreneur deep in thought while working at a table in a modern office building lobby

As redações são temidas pelos participantes do Enem, pois exigem técnicas para a escrita no modelo dissertativo-argumentativo, além de uma argumentação baseada no repertório sociocultural. Para ajudar o participante a ter um bom desempenho, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) produziu um documento intitulado “Redação no Enem 2019 – Cartilha do Participante”, que traz dicas importantes do que fazer e não fazer na hora de escrever a redação.

A cartilha tem sete modelos de redações escritas no Enem 2018 que alcançaram nota máxima no exame. Com o tema ‘Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet’ dos 4 milhões de participantes apenas 55 produziram redações nota mil. Especialistas do Inep analisaram os textos publicados na cartilha, explicando ponto a ponto as produções. Os textos podem ser consultados individualmente aqui: Redação 1, Redação 2, Redação 3, Redação 4, Redação 5,
Redação 6 e Redação 7.

Em resumo, segundo o comentário dos especialistas, todos os textos:

– possuem uma proposta de intervenção para o problema apresentado no tema;

– têm repertório sociocultural produtivo no desenvolvimento da argumentação do texto;

– respeitam os direitos humanos;

– apresentam as características textuais fundamentais, como coesão e coerência;

– demonstram domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;

– atendem ao tipo textual dissertativo-argumentativo.

Enem 2019

Este ano, o Enem será realizado nos dias 3 e 10 de novembro. O exame é um dos principais meios de acesso ao ensino superior público, através do Sisu, e nas faculdades particulares, através do Prouni e do Fies. Além disso, instituições portuguesas também utilizam a prova como seleção de brasileiros para cursos de graduação. Ao todo, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 42 instituições de Portugal firmaram parceria.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Notícias relacionadas

UEPB adota expediente estritamente on line para atender decreto do Governo da PB

Diante da publicação do Decreto Nº 41.053 de 23 de fevereiro de 2021, no qual o governador da Paraíba, João Azevêdo, estabelece medidas mais rigorosas para conter a disseminação do…

Guia reúne principais disciplinas cobradas nos vestibulares do país

Conteúdo é disponibilizado gratuitamente pelo Educa Mais Brasil Estudar para os maiores vestibulares do país é um dos maiores desafios dos estudantes do ensino médio. A tensão com as provas…