A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a única prova da avaliação em que a nota diz respeito a cada participante de forma particular, sendo possível, portanto, tirar a nota máxima independentemente do desempenho dos outros inscritos. Por isso, tem um grande peso na média final.

Em 2017, o tema da prova de redação foi "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil". Apenas 53 alunos receberam nota mil nessa edição do exame. No ano anterior, 77 candidatos haviam atingido a pontuação máxima.

Para ajudar os alunos que vão participar do Enem neste domingo (4), o professor de Educação para Jovens e Adultos (EJA) do Centro Universitário Internacional Uninter, Marlus Humberto Geronasso, listou algumas dicas para produzir uma redação nota máxima no teste:

1) Estrutura – Definir pela tipologia textual; zelar pela legibilidade da letra e distribuir a estrutura do texto em quatro parágrafos (Introdução – Desenvolvimento – Conclusão que é a Proposta de Intervenção Social); produzir um texto com mais do que 22 linhas; incluir citação filosófica, sociológica, histórica ou literária nos dois parágrafos argumentativos (no segundo e no terceiro).

2) Treino – Às vésperas do Enem, indico praticar pela última vez uma das propostas aplicadas em 2017. Sugiro buscar no site www.inep.gov.br/enem-provas anteriores, em especial os textos referentes ao tema “Privados de Liberdade (PPL)”, que correspondem à segunda aplicação.    

3) Ler, ler e ler – Recomendo a leitura integral dos textos de apoio e matérias de conhecimentos gerais. Leitura é sempre bem-vinda!

Redação

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Quase 1 milhão de estudantes já se inscreveram no SISU

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, informou hoje (22) que 993.311 estudantes se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no primeiro dia de registros. Como cada estudante pode se…

Sisu registra mais de 800 mil inscrições no primeiro dia

No primeiro dia de inscrições no Sistema Seleção Unificada ( Sisu ), que tiveram início nesta terça-feira (21), 826 mil participantes conseguiram fazer cadastro das opções de curso em instituições…