Rio de Janeiro- RJ- Brasil- 08/11/2014- Estudantes chegam ao local de prova do Enem 2014. Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil

Cerca de 3,9 milhões de pessoas fizeram ontem (3) o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os cerca de 1,2 milhão de faltosos representam 23% do total de 5,1 milhões de inscritos. Ao todo, 376 pessoas foram eliminadas por descumprirem as regras do exame. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

“Deu tudo certo, foi tudo perfeito, funcionou tudo bem. Tivemos a mais baixa abstenção da história”, avaliou o ministro da Educação, Abraham Weintraub. A taxa é mais baixa que a de faltas no primeiro dia de prova do ano passado, quando 24,9% dos inscritos não compareceram ao exame.

O índice total de abstenções no Enem 2019 será fechado apenas após o segundo dia de aplicação, no próximo domingo (10). Quem não fez a prova neste domingo ainda poderá comparecer ao segundo e último dia do exame.

O ministro avaliou o número de eliminados como baixo. Neste ano, o Enem passou a ter uma nova regra, candidatos cujos aparelhos eletrônicos que emitissem qualquer som, mesmo dentro do envelope porta-objetos seriam eliminados.

Uma foto da prova de redação do Enem vazou nas redes sociais. Segundo o ministro Abraham Weintraub, as investigações, a cargo da Polícia Federal, indicam que a foto foi tirada por um aplicador de prova.

O ministro explicou que a suspeita de que tenha sido um aplicador se deve ao fato de que aparecem na imagem três provas de pessoas que faltaram ao exame e apenas aplicadores têm acesso ao caderno de provas de candidatos faltosos. A identificação é possível devido ao código de cada prova. “Houve a tentativa de macular, de colocar em xeque o Enem, ele foi um péssimo profissional, péssima pessoa ao fazer isso, mexe com a vida de 5 milhões de pessoas”, disse o ministro.

 

Redação com Agência Brasil 

Total
1
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Mais de 33 mil inscritos faltam ao segundo dia de prova do Enem na Paraíba

Mais de 33 mil inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Paraíba,faltaram ao segundo dia de provas no Estado. Dos 147.182 inscritos para fazer Enem na Paraíba, 33.263…

Mauro Iguatu diz que Treze não cumpriu compromissos e anuncia saída do clube

Um dos heróis da memorável campanha que resultou no acesso do Treze para a Série C do Brasileiro, o goleiro Mauro Iguatu, anunciou através do seu perfil em uma rede…