A Paraíba o tempo todo  |

Em Patos: PROERD certifica 870 alunos de 22 escolas da Rede Municipal

Cerca de 870 alunos de 22 escolas da Rede Municipal de Ensino de Patos participaram na noite da última quinta-feira, dia 07 de dezembro, no Ginásio O Rivaldão, da solenidade de Formatura do PROERD 2017 (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). O programa é desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com o governo municipal através da Secretaria de Educação.

 

A cerimônia contou com a participação de autoridades e familiares dos formandos. Durante a solenidade os alunos receberam os certificados e medalhas, e foram prestadas homenagens às pessoas que contribuíram com a realização do curso.

 

A coordenadora regional do PROERD, a sargento Valquíria Oliveira, enfatizou o benefício do PROERD na formação dos estudantes.

 

“É extremamente importante porque é nessa fase que eles estão formulando conceitos, analisando modelos, então a gente chega às escolas com a proposta de modelos alternativos positivos para resistir às drogas, resolver conflitos de maneira pacífica. As aulas foram muito importantes, e esse momento de certificação é o ápice para que eles entendam a importância de concluir etapas, se sentirem firmes, fortes e importantes. Essa é uma parceria importante que visa à formação de uma rede de proteção. O programa visa não só a parceria da escola, mas também a da família no entorno e no âmbito interno da comunidade escolar, justamente para proteger as crianças do perigo das drogas e da violência,” comentou.

 

De acordo com a secretária de educação de Patos, Zoetânia Nóbrega, o PROERD é um importante programa que contribui para a formação e o entendimento das crianças sobre os males provocados pelas drogas.

 

“Esse programa é extremamente importante, pois desenvolve nas crianças a capacidade deles entenderem que a droga é um mal. O programa traz como instrutores policiais que têm toda uma metodologia própria para falar sobre os males que as drogas causam. E é um momento também no qual a Secretaria de Educação Municipal se agrega ao comando de Polícia Militar para desenvolver esse programa nas escolas,” disse.

 

A senhora Maria da Guia, mãe de um dos alunos certificados, classificou o programa como um importante instrumento para manter as crianças longe das drogas. “É uma ajuda para as crianças dizerem não às drogas. A droga destrói e a gente vê muitas histórias de crianças que deixam de estudar para se envolver nas drogas, e isso não pode, pois lugar de criança é na escola e no caminho certo. Temos que mudar esse mundo,” falou.

 

Sobre o Programa

 

O PROERD tem o objetivo de prevenir o uso indevido de drogas entre as crianças e jovens, melhorar o relacionamento entre os alunos e orientar sobre como ajudar os demais. Tem como base o Projeto americano Drug abuse Resistance Education, implantado em 1983 e que até hoje inspirou cerca de 58 países. No Brasil o programa chegou no ano de 1992, tendo se expandido para todos os estados brasileiros desde 2002.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe