Encerram no dia 6 de setembro as inscrições para a 4ª edição do ‘Curso de Prevenção ao Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas’, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), em parceria com o Ministério de Educação (MEC) e o Ministério da Justiça (MJ). As inscrições devem ser feitas diretamente no site do Governo Federal, através do link: www.cursoeducadores.senad.gov.br
Estão sendo oferecidas 25 mil vagas para professores, coordenadores e gestores de escolas públicas do ensino fundamental e médio. Cada instituição poderá inscrever um grupo composto de cinco a 10 educadores, que, ao término do curso, apresentará um projeto final de prevenção, específico para a realidade da escola em que atua. Assim como o PEPD, a Secretaria de Educação também tem estimulado os educadores a se inscreverem.
“Uma vez capacitados para abordar a temática ‘drogas’ em sala de aula, os educadores de escolas estaduais e municipais terão a oportunidade de desenvolver importantes trabalhos em suas instituições. Com certeza, a participação nesse curso fará uma grande e positiva diferença”, destaca o gestor do Programa Estadual de Políticas sobre Drogas da Paraíba (PEPD/PB), Deusimar Guedes.
Deusimar anuncia que, ao término do curso, o PEPD/PB proporcionará um momento para que os concluintes possam discutir o conteúdo abordado e socializem os projetos apresentados.
Sobre o curso – O curso é gratuito e será realizado na modalidade de Educação à Distância, com duração total de seis meses e carga horária de 180 horas, sendo um módulo para a supervisão e acompanhamento dos projetos a serem desenvolvidos. Os concluintes receberão certificação de extensão universitária, expedida pela Universidade de Brasília (UnB).
O processo de aprendizagem será interativo e os alunos terão acesso a várias ferramentas de Educação à Distância, incluindo kit de material didático, contendo livro-texto e DVD com vídeo aulas, acesso à internet, participação em fóruns e teleconferências com profissionais especialistas na área de prevenção e tratamento das questões relativas ao uso de álcool e outras drogas.
Secom PB