A Paraíba o tempo todo  |

Duas únicas universidades federais paraibanas, UFPB e UFCG não aderem ao novo modelo do ENEM

Nenhuma das duas universidades federais da Paraíba – a UFPB e a UFCG – adotou ainda o novo modelo de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em seus processos seletivos. É o que revela balanço atualizado nesta quinta-feira (21) pelo Ministério da Educação (MEC), que aponta que 35 das 55 universidades federais decidiram pela utilização do novo . As instituições que tivessem intenção de aderir ao novo Enem como prova única, em substituição ao vestibular tradicional, ou primeira fase tinham até ontem (20) para informar a decisão ao MEC.

Das universidades que já optaram pela adesão, pelo menos 24 delas vão usar o Enem em substituição total ao processo seletivo ou como primeira fase de seleção. Algumas universidade vão aplicar a regra a todas os cursos, outras aderem ao novo modelo para o preenchimento de um percentual específico de vagas.

Além dessas duas modalidades, o ministério apresentou outras duas opções de adesão às instituições. Elas poderão utilizar o resultado do Enem para compor parte da nota do aluno no processo seletivo ou para seleção de estudantes para preenchimento de vagas remanescentes.

Os candidatos que quiserem disputar vagas em uma dessas 35 universidades devem participar da edição 2009 do Enem. O cronograma do Ministério da Educação (MEC) prevê que o período de inscrições seja de 15 de junho a 17 de julho. A prova deve ser aplicada nos dias 3 e 4 de outubro.

Além das adesõses confirmadas para 2009, a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) decidiram que vão aderir ao exame para os processos seletivos a partir de 2010. Segundo o MEC, as quatro novas universidades federais (veja abaixo) que aguardam aprovação do Congresso Nacional para serem criadas também adotarão o Enem como processo seletivo.

Os números do balanço ainda podem mudar, já que 15 instituições ainda estão decidindo em seus conselhos universitários se vão aderir ou não à proposta. O MEC vai analisar possíveis decisões que sejam tomadas após o prazo vencido ontem.

Veja a lista das universidades que já confirmaram a adesão em 2009:

Norte

Universidade Federal da Amazônia (UFAM): A nota do Enem será usada como fase única para preencher 50% das vagas.

 

Nordeste

Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf): Adota o Enem como fase única e para vagas remanescentes.

Universidade Federal da Bahia (UFBA): Adota como fase única para os cursos da modalidade Bacharelado Interdisciplinar e o curso superior de tecnologia.

Universidade Federal de Sergipe (UFS): Vai utilizar o novo Enem para preenchimento de vagas remanescentes.

Universidade Federal do Maranhão (UFMA): Adota o Enem como fase única e para vagas remanescentes.

Universidade Federal do Piauí (UFPI): Adota como fase única para 50% das vagas e para preencher vagas remanescentes.

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE): Adota o Enem como primeira fase.

Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE): Adota o Enem em fase única e para preenchimento de vagas remanescentes.

Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa): Adota o Enem em fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes a partir de 2009.

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB): O novo Enem será utilizado como fase única para 70% das vagas ofertadas e na composição da nota do aluno para os 30% de vagas restantes. As vagas remanescentes também serão preenchidas pelo Enem.

 

Centro-Oeste

Universidade Federal de Goiás (UFG): Já utiliza 20% da nota do Enem na primeira fase do vestibular.
Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT): Já utiliza 20% da nota do Enem combinada ao resultado do vestibular tradicional.

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS): Adota o Enem como primeira fase e para o preenchimento de vagas remanescentes.

Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD): Adota o Enem apenas para o preenchimento de vagas remanescentes.

 

Sudeste

Universidade Federal do ABC (UFABC): Adota o Enem como fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes.

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp): Todos os cursos adotam o Enem pelo menos como primeira fase e para o preenchimento de vagas remanescentes.

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM): O Enem será utilizado como fase única para preencher 50% das vagas do processo seletivo, além das vagas remanescentes.

Universidade Federal de Viçosa (UFV): O Enem vai compor 50% da nota do vestibular e será adotado como critério para preencher as vagas remanescentes.

Universidade Federal Fluminense (UFF): O Enem será utilizado para compor parte da nota da primeira fase. A nota do exame também servirá como bônus de 10% a 15% para a nota da segunda fase de alunos das redes públicas.

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ): Adota como fase única e para o preenchimento das vagas remanescentes.

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES): Aprovou o uso do Enem como primeira fase.

Universidade Federal de Alfenas (Unifal): Adota o Enem como fase única e para preencher vagas remanescentes.

Universidade Federal de Itajubá (Unifei): Adota o Enem como primeira fase.

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF): O aluno poderá optar entre usar a nota do Enem na primeira fase ou fazer o vestibular tradicional.

Universidade Federal de Lavras (UFLA): O Enem será utilizado como fase única.

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP): Já adota o Enem como 50% da nota da prova de Conhecimentos Gerais da primeira fase.

Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ): De 10% a 25 % das vagas serão preenchidas pelo Enem, como fase única. O exame também será utlizado para preenchimento de vagas remanescentes.

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio): Adota o Enem como fase única e para preencher vagas remanescentes.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): Adota o Enem como primeira fase.

 

Sul

Universidade Federal do Rio Grande (FURG): O Enem vai compor 50% da nota do vestibular. Também será utilizado para preenchimento de vagas remanescentes.

Universidade Federal de Pelotas (UFPel): Adota o Enem em fase única e para as vagas remanescentes.

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): O Enem vai compor 20% da nota do candidato. O aluno poderá optar por utilizar ou não a nota do exame no processo seletivo.

Universidade Federal do Paraná (UFPR): A nota do processo seletivo será composta pela combinação do resultado do Enem (10%) e do vestibular tradicional (90%).

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR): Adota o Enem em fase única.

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA): Adota o Enem como fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes.

Universidades Novas* (que aguardam aprovação pelo Congresso para entrar em funcionamento):
* Todas adotam como fase única

– Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)
– Universidade Federal da Integração Amazônica (Uniam)
– Universidade Luso Afro-Brasileira (Unilab)
– Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Com Agência Brasil

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe