A Paraíba o tempo todo  |

Como pandemia pode ajudá-lo com TCC de Direito

A pandemia de coronavírus segue sendo assunto no Brasil desde que iniciou, há pouco mais de um ano. A situação está longe de acabar e muitos abusos e absurdos já foram presenciados e noticiados acerca de ações em meio à uma situação inédita para essa geração.

Dela podemos tirar muitos aprendizados e quem está prestes a se formar tem em temas de TCC Direito Penal e Criminologia bastante assunto para trabalhar. A seguir, vamos ajudá-los com algumas pautas que podem guiar o projeto que vai lhe garantir o diploma do curso. Confira!

Fale sobre as autoridades

Se tem algo que todo dia é notícia são as decisões de autoridades municipais, estaduais e federais diante do cenário de pandemia. Muitas são contestadas e politizadas e o que sobre direito e pena podemos tirar de cada uma? 

Lembrar de situações passadas que corroborem uma ordem, lei ou decreto e os impactos jurídicos que isso tem são excelentes formas de montar um TCC voltado para essa área, ainda mais com algo tão importante e atual.

Observe atuações de empresas

A pandemia pode ter mexido com a saúde mental dos estudantes, mas o TCC é importante e neste momento escolher a base do projeto é fácil, ainda mais para o curso de Direito. Muitos trabalhadores foram submetidos a situações perigosas e irresponsáveis por parte de suas empresas.

Alguns acabaram tendo problemas por isso e outros tiveram, ao menos, suas vidas colocadas em risco. Pegue exemplos de empresas, principalmente as grandes, e veja como elas agiram e ainda agem em meio à pandemia. Disso dá para tirar muito conteúdo importante que vai rechear o seu TCC.

Veja exemplos de fora

A situação do coronavírus já está mais controlada em várias partes do planeta. Por que? Um dos motivos pode ser a atuação de Ministérios Públicos e seus equivalentes em outros países diante de medidas tomadas por governantes. Como lá a justiça agiu para que a pandemia não se agravasse? Entender o que outras ações fizeram e comparar com o Brasil pode render um baita trabalho.

Estude os casos de famosos

Muitos famosos foram pegos furando a quarentena ou eles mesmo se exibiram nas redes sociais não respeitando o isolamento social. Como cada um deles pode ser punido? Como empresas podem legalmente encerrar contratos com personalidades assim? Essas são questões curiosas, atuais e que fazem todo sentido no contexto em que cada vez mais famosos ganham importância na sociedade civil em vários aspectos.

Fale sobre outros problemas relacionados

A crise de coronavírus no Brasil gerou os mais diversos problemas para a população. Além dos milhões de casos, houve histórias de desvios de verba pública, aumento da violência em alguns lugares, demissões em massa e muitas decisões controversas de autoridades e líderes dos setores público e privado.

Tudo foi dentro da lei? O que não foi, como pode ser julgado? Essas são questões importantes que podem ser a base do seu TCC nota 10 na faculdade. Escolha algo que tenha afinidade e trabalhe em cima disso.

Violação dos Direitos Humanos

Os Direitos Humanos têm sido discutido mundialmente em fóruns internacionais da ONU e na sociedade civil brasileira de maneira geral. Na pandemia, muitas pessoas acabaram tendo direitos básicos negados e os impactos disso na vida de um cidadão são muito profundos. Um TCC sobre essa ótica do coronavírus traz para o seu projeto um assunto atual e importante.

Dá para usar como base os mais básicos direitos como saneamento, saúde, moradia, alimentação e analisar como isso deixou de ser oferecido, além de, é claro, explorar as consequências penais que pessoas, entidades e empresas podem enfrentar pela responsabilidade que possuem.

Escolha um tema familiar

TCC demanda muito tempo e é importante que você domine o assunto no qual está trabalhando. Portanto, opte por um tema que seja familiar e encontre um jeito de encaixá-lo em um contexto que dê sentido ao seu trabalho. Seja criativo na hora de unir as duas coisas e apresentar um projeto coeso ao seu orientador.

PB Agora

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe