A Paraíba o tempo todo  |

CMCG aprova concessão de Medalha de Honra ao Mérito ao Nutes e Certbio pelos projetos na pandemia

Um reconhecimento aos pesquisadores e cientistas de Campina Grande. O Plenário da Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG), aprovou por unanimidade, em sessão remota, o Projeto de Resolução de autoria da vereadora Maria de Fátima Melo Silva, (Dona Fátima) do PODEMOS, que concede a Medalha de Honra ao Mérito ao Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e ao Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste (CERTBIO), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

A Medalha é um reconhecimento e valorização aos projetos desenvolvidos pelos pesquisadores dos dois órgãos para auxiliar os profissionais de saúde da Paraíba no enfrentamento da pandemia da Covid19 e ajudar os pacientes no tratamento da doença.

Na justificativa, Dona Fátima destacou o extraordinário trabalho realizado pelo Nutes e Cerbio durante a pandemia e que tem ajudado a salvar vidas. Dona Fátima lembrou que Campina Grande é um polo tecnológico e que as invenções do Nutes e Certbio, refletem esse potencial da cidade e a importância das universidades públicas.

Ela enfatizou que desde o aparecimento da doença na Paraíba, o Nutes, coordenado pelo professor Misael Morais, desenvolveu 9 projetos ligados diretamente ao combate ao vírus, usando a ciência, a engenharia, a tecnologia e a inteligência para amenizar os dados da crise sanitária.

Capacete para evitar intubação, ventilador pulmonar mecânico, máscara cirúrgica biodegradável, máscara de proteção, dispositivo de videolaringoscopia, em impressão 3D, que pode evitar o óbito, protetores faciais, são algumas das invenções desenvolvidas pelo órgão.

Um desses projetos que já está ganhando repercussão nacional, é o protetor facial desenvolvido para profissionais da saúde que trabalham na linha de frente no enfrentamento do vírus. Ao todo, já foram produzidos e distribuídos gratuitamente, mais de 60 mil protetores faciais, para profissionais que atuam diretamente na linha de frente com pacientes da Covid19, na região nordeste, principalmente na Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Como forma de atestar a grandiosidade desses trabalhos, Dona Fátima lembrou que, em meio ao desenvolvimento dessas pesquisas, o biomédico paraibano Roberto Carlos Júnior, que também foi do Nutes, recebeu a missão de gerenciar o projeto (Project Manager) visando o Desenvolvimento de vacina para SARS-CoV-2, e que será aplicada intranasal por spray. Hoje, para orgulho dos paraibanos, ele coordena uma equipe formada por 42 renomados cientistas que estão empenhados para em breve disponibilizar mais um imunizante aos brasileiros.

A vereadora destacou que essas invenções do NUTES utilizando tecnologia, genuinamente paraibana, receberam elogios do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e do Secretário de Estado da Saúde (SES), Geraldo Medeiros.

Em relação ao Certbio, Dona Fátima destacou que os pesquisadores do órgão, chefiados pelo professor Marcus Vinícius Lia Fook desenvolveram vários projetos, com destaque para uma Máscara Cirúrgica” utilizando um material capaz de reter o vírus da covid-19 (SARS-CoV-2) e matá-lo. A máscara é descartável, mas tem durabilidade segura de até 24 horas seguidas de uso.

“Esse título visa reconhecer a importância de nossos cientistas, o potencial de nossas universidades, e o valor das invenções desenvolvidas para salvar vidas durante a pandemia da Covid-19.” destacou a vereadora.

O presidente da Casa, o vereador Marinaldo Cardoso, vai marcar o dia da solenidade de entrega das Medalhas aos coordenadores do Nutes e do Certbio.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe