A Paraíba o tempo todo  |

CENDAC promove formação profissional de jovens e adultos em escolas na PB

Cerca de mil pessoas foram beneficiadas com os cursos profissionalizantes realizados pelo Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (CENDAC) em 2017. Ao todo, foram promovidos 80 formações para jovens e adultos em 25 municípios da Paraíba.

“O Cendac busca, através destes cursos, oferecer uma profissionalização para uma melhor inserção no mercado de trabalho. Algumas pessoas já começaram a montar seu próprio negócio e conseguiram uma renda suplementar”, afirma a presidente Valquíria Alencar.

O projeto “Qualificação profissional como instrumento de mudanças”, que gerou o convênio de número 041/2016 entre a Secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado da Paraíba (SEDH), o Fundo de Combate à Fome e Erradicação da Pobreza no estado (FUNCEP-PB)
e o Cendac, promoveu os cursos de bolsas em tecido, ministrado pela professora Maria Valdenira de Medeiros, em Campina Grande e o de bolos, doces e salgados, ministrado pela professora de culinária, Mônica Athayde, na cidade de João Pessoa. Através desta parceria, 55 cursos foram desenvolvidos, contemplando 21 municípios paraibanos.

Outro projeto realizado pelo Cendac, “Tecendo o amanhã”, também em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Humano (SEDH) e o Funcep, já executou este ano 17 cursos.

“Este convênio, que teve início em maio, vai realizar ao todo 55 cursos de qualificação profissional em diversos municípios da Paraíba em 2018. O primeiro curso que realizamos foi o de manicure e pedicure, no bairro do Rangel, em João Pessoa”, informou Valquíria Alencar.

Outros municípios contemplados foram Cajazeiras, Brejo do Cruz, Sousa, Queimadas, Caraúbas, São Bentinho, Cajazeirinhas e Pombal.

O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente também realizou oficinas de manicure e pedicure e de bolos, doces e salgados, nos municípios de João Pessoa e Bayeux, contemplando cerca de 80 pessoas, entre jovens e adultos na faixa etária de 16 a 50 anos de idade.

O convênio celebrado entre o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Cendac ofertou a 75 adolescentes o curso de qualificação de caixas decorativas e informática, na cidade de João Pessoa.

Educação no combate à violência – Além dos cursos profissionalizantes, o Cendac também promove projetos educativos. Em julho de 2017, teve início o projeto “A educação no enfrentamento à violência de gênero”, desenvolvido em 16 escolas do estado da Paraíba. O projeto foi coordenado pelas técnicas em educação, Isabela Candeia e Fatima Carneiro, e levou até as escolas estaduais rodas de diálogo, palestras e debates sobre violência e igualdade de gênero, protagonismo juvenil, diversidade, combate ao racismo e promoção da cultura de paz.

O Cendac também realizou um seminário para os estudantes participantes do projeto e para os gestores e técnicos, que contou com a participação do professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), doutor em Educação, Dimas Lucena. “A escola é o melhor espaço para enfrentar a violência e contribuir para que esse tipo de situação, que infelizmente está presente nos lares brasileiros, não aconteça ou diminua. A escola é uma aliada importante nesse combate”, ressaltou Valquíria.

O projeto, que foi realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, teve seu encerramento em dezembro, na Escola Técnica Estadual João Pereira Gomes Filho, em Mangabeira, com a “I Mostra Mulheres Inspiradoras”, que contou com a participação da vice- governadora do estado, Ligia Feliciano. Trinta mulheres, das artes, educação, politica e cultura foram homenageadas pelas escolas e pelo Cendac, com o troféu “Anayde Beiriz”, poeta e professora paraibana, que morreu aos 25 anos em 1930 e deixou seu legado emancipacionista para as futuras gerações femininas. “Os alunos e alunas, assim como os professores e professoras, e a direção das escolas, se engajaram no projeto e contribuíram para a sua realização. Este é um projeto pioneiro e teve uma boa receptividade, por isso, queremos dar continuidade a ele em 2018”, informou a presidente do Cendac.

Participaram do projeto as escolas estaduais Alice Carneiro, em Manaíra; Ursula Lianza, no Centro; escolas técnicas em Mangabeira e Bayeux; João Goulart, no Castelo Branco; Olívio Pinto, no Valentina Figueiredo; Instituto de Educação da Paraíba (IEP), Centro; Maria do Carmo, Jaguaribe; Centro Profissionalizante Deputado Antônio Cabral (CPDAC), no Valentina Figueiredo; Escola Estadual Professor Pedro Augusto Porto (EEPAC), em Jaguaribe; José Batista de Mello, em Mangabeira; Cônego Francisco Gomes Lima, no Geisel; Francisca Ascensão Cunha, nos Bancários; João Roberto Borges, em Mangabeira e Papa Paulo VI, em Cruz das Armas.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe