A Paraíba o tempo todo  |

Aulas presenciais da rede estadual de ensino da PB retornam nesta quinta em modelo híbrido

Depois de 18 meses, aulas presenciais da rede estadual de ensino da Paraíba retornam nesta quinta (23) de forma híbrida e progressiva. O retorno vai acontecer de acordo com o Plano Educação para Todos em Tempos de Pandemia (PET-PB), com 70% das aulas remotas e 30% presenciais.

O retorno das atividades será dividido em fases, conforme explicou o  Secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, Cláudio Furtado. Serão dois dias de aulas presenciais, com três horas diárias e três dias de aulas remotas.
Conforme determinou a Secretaria, a primeira será com os estudantes da educação infantil e do 1º ao 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental; após 15 dias, retornam os estudantes dos anos finais; e com mais 15 dias voltam os estudantes do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Já prevendo o retorno da aulas, o governador João Azevêdo assinou decreto, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) , que cria o Programa Dinheiro Direto na Escola Emergencial (PDDE Emergencial/PB), com a finalidade de transferir recursos financeiros para as escolas da rede estadual de ensino, para que estas façam as adequações necessárias, segundo protocolo de segurança, para retorno às atividades presenciais, no contexto da situação de calamidade provocada pela pandemia da Covid-19.

As turmas serão organizadas respeitando os protocolos sanitários e o distanciamento social, com capacidade máxima de 50% dos estudantes em cada sala de aula, um grupo acompanhando presencialmente e outro com atividades remotas. Serão dois dias de aulas presenciais, com três horas diárias e três dias de aulas remotas.

O Secretário de Educação garantiu um retorno seguro e disse que os pais que optarem poderão deixar os filhos em casa assistindo às aulas totalmente online.
Ele explicou que os protocolos de segurança para a prevenção da Covid-19, começam já na entrada das escolas onde haverá a aferição de temperatura dos estudantes e a higienização com álcool em gel.

“As escolas estão preparadas e seguirão os protocolos de segurança para a prevenção da Covid-19. Na entrada haverá a aferição de temperatura dos estudantes e a higienização com álcool em gel. Os estudantes devem estar com máscara e os espaços físicos foram readequados para garantir o distanciamento mínimo de 1,5 metro”, disse o Secretário.

Os estudantes devem estar com máscara e os espaços físicos foram readequados para garantir o distanciamento mínimo de 1,5 metros.

Como medida de segurança, durante o retorno serão realizados inquéritos sorológicos pelo Projeto de Pesquisa “Continuar cuidando – Observatório da Covid-19”. Os testes será fruto de  uma ação da Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Secretaria de Estado da Educação da Ciência e Tecnologia para a realização de teste de Covid-19 dentro das escolas. ,

SL
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe